Em continuidade ao Programa ‘Prudente Mais Verde’, na manhã desta terça-feira (29/07), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) realizou a conclusão do plantio de 70 mudas da espécie Pau Brasil no Bosque Municipal ‘Joana Angélica’, no Parque Higienópolis. Na ação, que contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o vereador autor do projeto de lei que originou o projeto, Ênio Perrone, foram reveladas novidades para o espaço. “É um local que a comunidade frequenta, utiliza para caminhada, e o bosque deverá ser adaptado com trilha, iluminação e colocação de rede de água, para dar mais comodidade, facilidade e utilidade ao espaço”, informou o secretário da pasta, Wilson Portella.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Higienópolis, Luiz Fernando Gesse, as obras no Bosque Municipal ‘Joana Angélica’ são aguardadas. “Pedimos ao prefeito [Milton Carlos de Mello – Tupã] e ao secretário de Obras [Rodnei Rena], pois como a mata é fechada temos problemas de pessoas que se escondem no local e até mesmo utilizam o espaço para o consumo de drogas. Com a trilha e a iluminação, vamos resolver esses problemas”, destaca.

Sobre o plantio, Portella conta que posteriormente ao ato há o acompanhamento das mudas, bem como o trabalho de manutenção das mesmas. “E nas mudas que não obtemos sucesso, fazemos a troca de imediato. Há uma responsabilidade e a vontade que as mudas prosperem”, pontua, lembrando que tanto o plantio quanto o cuidado com as mudas envolvem a comunidade em geral, como escolas e instituições privadas e públicas.

De acordo com o promotor do Meio Ambiente, André Felício Tuffy, que também acompanhou o plantio, atos como esse são indiscutíveis. Entretanto, ele afirma que há a necessidade de que os munícipes cooperem em relação a preservação das árvores. “Em Prudente percebemos que a população não tem a preocupação necessária com o cuidado das plantas, das árvores. Percebemos erradicações desnecessárias, comumente podas drásticas em árvores. Pra quem não sabe, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente realiza por semana, em média, mais de 20 audiências onde as pessoas que fazem a poda radical são multadas. Isso é um acordo feito entre a pessoa que causou o prejuízo ao meio ambiente e a promotoria, porque caso contrário isso é um crime e também tem a sanção civil que existe a necessidade de haver uma compensação ambiental”, frisa.

Em relação a esses casos, Tuffy conta que muitos alegam não ter conhecimento sobre o limite de podas ou muitas vezes “dizem que foi o jardineiro”. Segundo ele, mesmo assim, os argumentos não são desculpas e perante ao direito ambiental não existe a isenção de responsabilidade. “As multas variam de R$ 250 a R$ 3.500, conforme o tanto que a árvore foi danificada, a quantidade de árvores danificadas ou vítima de uma poda drástica. A população precisa saber que tem uma Secretaria do Meio Ambiente, onde prestam informações. Não façam podas drásticas sem orientação, isso é crime, ofensa ao meio ambiente e gerará responsabilização”, conclui.