Incentivar a produção literária e a formação de novos leitores. Esses são alguns dos objetivos do programa Viagem Literária, que realizou na Biblioteca Municipal ‘Doutor Abelardo de Cerqueira César’ do Centro Cultural Matarazzo, um momento de contação de histórias e bate-papo com o autor Jonas Ribeiro.

A ação, que é uma parceria do Governo Municipal com o Governo Estadual através da Secretaria Estadual da Cultura, é aberta à comunidade e contou com a presença de oitenta alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola da E.M Catarina Martins Artero.

Dotado de um talento impressionante para contar histórias, Jonas prendeu a atenção dos alunos começando com trava-línguas e declamação de poesias. De um baú, ele tirou fantoches, marionetes, lenços coloridos e outros objetos para o desenvolvimento da contação das histórias de seus livros. A empatia entre Jonas e os alunos é de impressionar até mesmo os professores presentes, que também puderam viajar nas histórias com um misto de realidade, sonhos e fantasias. De fato, o encontro realmente foi uma experiência literária para todos presentes.

De acordo com a bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura, Sueli Castro, a proposta do programa é fazer com que as crianças conheçam a Biblioteca e tenham um contato próximo com autores consagrados.

O aluno Denis Kayke conta que já leu livros do autor. “Foi muito bom ver ele de pero. Gostei demais das histórias contadas e achei bem parecida com a vida da gente”, revela.

Lançado em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o programa Viagem Literária percorre dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais. A iniciativa pretende ser uma “viagem” prazerosa pelo mundo literário, estimulando a formação de novos leitores.

O Autor - Jonas Ribeiro é formado em Letras e Literatura portuguesa pela PUC/SP. Participa de projetos literários e palestras em vários locais, sobre a leitura, a escrita, atuando também na formação de escritores e contadores de histórias. Vive inventando um jeito de aproximar as pessoas dos livros. Algumas de suas obras são muito conhecidas, como Bruxa Cremilda e seus cremes poderosos; A cor da fome; A Gatinha cor-de-rosa de rabinho azul-escuro; O Esconderijo das vontades; Gente que mora dentro da gente e Eu te amo para sempre. Suas publicações mais recentes são: Abraços beijados, beijos abraçados e A escada transparente.

Algumas das obras assinadas por Jonas Ribeiro estão disponíveis para empréstimo ou leitura na Biblioteca Municipal.