A Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) avança na implantação das lixeiras subterrâneas, que consistem em um novo e moderno sistema que contribuirá com a limpeza pública de Presidente Prudente, cujo padrão segue o mesmo das instaladas na Espanha e em Paulínia.

De início serão seis lixeiras que serão implantadas em pontos estratégico do Parque do Povo. Na Avenida 11 de Maio serão quatro e outras duas serão colocadas na Avenida 14 de Setembro, onde já estão sendo escavados os buracos que irão acomodar os contentores. Na superfície são colocadas lixeiras comuns, que tem como diferencial os contentores subterrâneos, com capacidade para armazenar uma grande quantidade de lixo numa caixa removível retirada rotineiramente pelo caminhão de lixo da Prudenco.

A instalação é feita pela Prudenco com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp). Os investimentos realizados devem resultar na redução dos custos com a coleta de lixo, bem como contribuir com um ambiente limpo e agradável nos locais de grande movimentação, de forma a evitar que atraia insetos e moscas.

O projeto inovador de lixeiras subterrâneas já obteve resultados satisfatórios no município de Paulínia, onde tem feito a diferença na redução de custo do sistema de coleta de resíduos.

O contentor para armazenar o lixo é feito em concreto, já a caixa é removível conta com sistema de elevação adaptado ao caminhão tradicional de coleta traseira, que retira o lixo e devolve o contêiner limpo.

No quadrilátero central também são estudados pontos que devem receber lixeiras, localizados na Felício Tarabai; Dr. José Foz; Joaquim Nabuco; Siqueira Campos; Avenida Brasil (próximo ao Camelódromo); e Avenida Coronel José Soares Marcondes.