O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ entregou, na manhã desta quarta-feira (27/08), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Guanabara, os kits referentes ao Programa Rede Cegonha. No ato, que contou também com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Guimarães dos Santos Mello, o chefe do Executivo agradeceu as grávidas por aderirem a iniciativa e os parceiros que colaboraram para que a ação fosse instituída no município, que foi o primeiro da região a aderir o programa do Ministério da Saúde.

O ato contou também com as presenças do titular da Secretaria Municipal de Saúde e da secretária-adjunta, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade e Silvia Alves Dutra de Souza, respectivamente, bem como da coordenadora de Enfermagem da pasta, Marta Pereira, demais funcionários da Rede Municipal, e de representantes dos parceiros da iniciativa, como do Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’, Serviço Social da Industria (Sesi), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Natura.

Em uma apresentação rápida, Marta explanou aos presentes sobre o Rede Cegonha em Prudente e disse que a iniciativa só resultou em melhoras na captura de gestantes antes do primeiro trimestre de gestação, que até 2013 era de 30% e hoje supera os 70%. Ainda em sua fala, a coordenadora de Enfermagem contou que os desafios da iniciativa são de aumentar ainda mais a porcentagem, preparar a grávida para o parto normal, “já que é comum no Brasil optar pela cesariana”, fortalecer a amamentação até os dois anos de vida da criança e desenvolver ações e um grupo com os bebês, uma vez que o Rede Cegonha cuida da mulher desde o início da gestação e da criança até os dois anos de idade.

“Estamos felizes pelo Programa Rede Cegonha. Tenho um filho de 19 anos, um de seis e agora estou na terceira gestação e senti a diferença no acompanhamento. Há 19 anos só soube que estava grávida no terceiro mês, e desta vez quando desconfiei vim a UBS e já tive todo respaldo necessário. Estamos muito satisfeitas com o tratamento”, disse Kelly Regina da Silva, em nome de todas grávidas participantes do Grupo de Gestantes da unidade do Jardim Guanabara.

O secretário de Saúde expôs que são projetos como o Rede Cegonha que fazem com que o Governo Municipal seja reconhecido nas estâncias Nacional e Estadual. Além disso, ele destacou que Prudente tem hoje o menor índice de mortalidade infantil do Brasil. “Estamos fazendo o que tem que ser feito com recursos da esfera Federal, que são destinados para várias ações e estamos fazendo-as com excelência. É um investimento alto, mas que compensam quando ouvimos a satisfação das participantes. Estamos a frente de outros municípios”, enalteceu.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que a Administração Púbica trabalha para oferecer estrutura de qualidade para que os munícipes sejam atendidos da melhor maneira possível e locais adequados para que os profissionais da área trabalhem com excelência. “Os prêmios mostram que estamos no caminho certo e ainda vamos melhorar muito. A cidade cresce e temos que investir e os investimentos são somas de esforços, a Prefeitura não faz nada de forma isolada. Ou seja, só temos que agradecer, além das pessoas que aderem as ações, os parceiros que nos ajudam a darmos uma saúde de qualidade aos prudentinos”, concluiu.

As bolsas que foram entregues às gestantes eram de cor azul, para as que aguardam um menino, e rosa para as que esperam uma menina. Todas as grávidas que participam dos encontros na UBS do Guanabara foram contempladas com o mimo que tinha ainda um trocador de bebê. No entanto, todas as unidades de saúde de Prudente contam com o Programa Rede Cegonha, o que resulta em 700 grávidas inscritas na Rede Municipal de Saúde e que ao final de cada grupo recebem a bolsa. No final do ato foi oferecido ainda um café da manhã aos presentes.