O civismo e o amor pela Pátria foram incentivados nesta manhã (02/09) aos alunos do ensino infantil da Escola Municipal Carla Simone da Silva Alves, no Residencial Monte Carlo.

Antes da apresentação da banda Projeto Casa da Criança, bi-campeã estadual de 2013 e 2014, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, em seguida, o Projeto tocou os instrumentos por 15 minutos. A banda é composta por corpo coreográfico, linha de frente e corpo municipal.

De acordo com a diretora geral, Neide Donizete Tonon, por ser a Semana da Pátria, a escola que atende crianças de quatro meses a quatro anos conseguiu que a banda fosse apresentar algumas músicas. “Para nós é um orgulho oferecer isso, pois estaremos incentivando os alunos a serem patriotas.”

Para a supervisora de ensino municipal, Gislaine Cristina Cardoso Afonso, que representou a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), trabalhar o civismo com crianças pequenas “não é uma tarefa muito fácil”, mas de extrema importância. “Uma vez que na fase da educação infantil é que se inicia todo o processo de aprendizagem”, disse.

Afonso afirmou que a maneira mais eficaz para fazer esse trabalho é colocar as crianças em contato com situações que a façam vivenciar o civismo, no caso, a apresentação da banda, entoar o Hino Nacional e ver a bandeira brasileira de perto. “A escola precisa ter um olhar diferenciado, afinal a valorização do nosso país e da nossa história começa a partir dessa faixa etária”, finalizou. (Por João Victor Guirado)