O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirma, nesta sexta-feira (27/03), mais cinco casos positivos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Com esses, o município agora contabiliza 21, sendo um importando, ou seja, vindo de outra cidade, e 20 autóctones, contraídos em Prudente. Dos divulgados hoje, o órgão informa que todos foram catalogados no Jardim Cobral e que três cães já foram entregues para eutanásia.

“O proprietário dos outros dois cães já foram comunicados. Caso não entregue o animal, o CCZ irá aplicar multa de 300 Unidades Fiscais do Município [equivalente a R$ 878,85] por animal não entregue. É válido lembrar que não há como não pagar a multa, uma vez que a mesma é inserida no IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]”, explica Célio Nereu Soares, médico veterinário responsável pelo CCZ.

Paralelo aos casos, Soares informa que neste sábado terá plantão nos bairros Servantes II e Jequitibás. No primeiro local será na Rua Victória Andreasi Neto, enquanto que no segundo na Joaquim Fedatto, na Academia da Terceira Idade. Em ambos o atendimento será das 8h às 16h. “O plantão é para aquelas proprietários de animais que não estavam em sua residência quando a equipe do CCZ passou e já receberam a notificação”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação