Cinco escolas municipais de Prudente, que são integradas ao Programa Cidadescola, levaram seus alunos para assistir o espetáculo da programação do Fentepp “A lenda do trapezista cego”, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo.

A peça teve diversas surpresas, desde uma nuvem de fumaça artificial na abertura que entusiasmou o público, até a coreografia e momentos cômicos da Trupe.

As escolas presentes foram as E.M. Padre Emílio Becker, Rotariano Antônio Zacharias, Domingo Ferreira de Medeiros, Doutor Pedro Furquim e Coronel José Soares Marcondes.

Para Mariana Hilário Mota, 10, o teatro é “muito divertido”. Ela afirmou que a primeira vez que assistiu uma peça teatral também foi por meio do Cidadescola. “Essa é a segunda vez que eu venho assistir um espetáculo. Estou muito animada.”

De acordo com a professora comunitária do programa na escola Antônio Zacharias, Sandra Rapchan Bastos, o teatro é um meio de oferecer cultura, informação e conhecimento às crianças. “Recebemos o convite do Cidadescola e nos organizamos anteriormente para que desse certo”, disse.

‘A lenda do trapezista cego’ conta as memórias de uma tradicional família circense que dariam conta da morte de um trapezista com a visão comprometida. De acordo com a sinopse, “a fantasia e o mistério propiciam se debruçar sobre a lona abandonada e assombrada; a tragédia que levou um circo ao esquecimento; o palhaço que perdeu a cabeça; e o mágico preso no interior de um espelho”.

O roteiro é desenvolvido por uma “trupe fantasmagórica” (Cia. Tropa Trupe e Walter Velázquez), disposta a devolver ao picadeiro do trapezista cego ao lado da mulher barbada, do domador e do faquir. A direção e dramaturgia é de Walter Velázquez com Rodrigo Bruggemann, Wendel Gabriel e Gabriel Rodriguez.

No período da tarde, os alunos das escolas municipais Rosy Odetty Roriz Brandão, João Sebastião Lisboa, Juraci Meneses Peralta, Carmen Pereira Delfim e Coronel José Soares Marcondes vão assistir a mesma peça às 14h. (Por João Victor Guirado)