A Prefeitura de Presidente Prudente já definiu a data para o sorteio público das moradias populares do Programa Minha Casa Minha Vida, que envolverá as famílias selecionadas na primeira etapa e que estão aptas a participar do sorteio das casas. O sorteio será no dia 17 de agosto, no sábado, a partir das 9h no Estádio Municipal Prudentão. A data foi determinada pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’. As famílias que estão aptas a participar do sorteio são aquelas que se enquadram nos requisitos do Programa Minha Casa Minha Vida e tiveram os nomes já selecionados. No total, serão sorteadas 1.121 casas nesta primeira fase.

A Prefeitura publicará em atos oficiais nos próximos dias o decreto com a regulamentação do sorteio e a lista final com o nome das famílias. Cerca de sete mil pessoas devem participar do sorteio das moradias do Programa Minha Casa Minha Vida. Vale lembrar que as famílias sorteadas na ocasião, posteriormente serão submetidas a uma auditoria interna para confirmar as informações declaradas, e se elas enquadram nos requisitos exigidos pelo Programa Federal Minha Casa Minha Vida. As residências sorteadas ficam localizadas nos conjuntos habitacionais Tapajós, Bela Vista, Cremonezi e Panorâmico.

Conforme o secretário de Planejamento, Laércio Alcântara, “a realização do sorteio parte do princípio de transparência pública da administração municipal, o que permite que todos tenham as mesmas chances e oportunidade de serem contemplados com o sorteio”. Segundo ele, a Prefeitura de Prudente está trabalhando na organização no evento, numa ação conjunta, que envolve as diversas pastas, dentre elas Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) e Secretaria de Comunicação.

De acordo com o secretário de Planejamento, a Prefeitura já fez um levantamento e publicou uma primeira lista com nome das famílias. A Prefeitura de Prudente publicará as regulamentações do sorteio, bem como a confirmação com os nomes das famílias que devem participar do sorteio. Segundo ele, 5% das casas sorteadas devem contemplar os idosos e outros 5% as pessoas com deficiência física.

O sorteio será acompanhado por uma comissão nomeada pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ composta por representantes de diversos setores da cidade. Compõem a lista membros do Ministério Público, da Polícia Militar; Polícia Civil e Polícia Federal, dentre outras entidades e seguimentos que tem representatividade na cidade. É importante observar que no ato do sorteio, não ocorrerá a participação do prefeito Tupã, nem do vice-prefeito Marcos Vinha e os secretários e vereadores, que devem acompanham o sorteio como observadores.