Cada ano que passa, as pessoas têm mais acesso a tecnologia e, consequentemente, ficam mais tempo conectadas ao mundo virtual e mais informadas sobre assuntos de seu interesse, seja através de portais de notícias ou até mesmo pelas redes sociais, que também têm sido ferramentas de trabalho de diversos órgão e empresas.

Diante dessa facilidade ao acesso a tecnologia, o site oficial da Prefeitura de Presidente Prudente tem garantido um número expressivo de acessos. Isso porque, somente nos seis primeiros meses deste ano, o portal do Governo Municipal garantiu 656.037 acessos, com tempo médio de permanência na página de 3 minutos e 30 segundos. Deste total, 648.571 foram de cidades do Brasil, enquanto que o restante de demais países, como Índia (2.315 acessos), Estados Unidos da América (2.003), entre outros.

“Representa um crescimento de mais de 25% no número de acessos e isso nos deixa felizes. Isso demonstra que as pessoas estão buscando uma fonte confiável de informações e de serviços oferecidos pela Prefeitura, uma vez que muitos [serviços], que normalmente precisavam ser resolvidos pessoalmente, estão disponíveis virtualmente. Ou seja, a comodidade de poder tratar desses assuntos pela internet e a busca por informações estão nos dando esses resultados”, destaca Rogério Alessi, titular da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec).

Em relação às idades de quem acessa, Alessi revela que 36% do público tem entre 25 e 34 anos, enquanto que 20% entre 35 e 44. “Ou seja, mais de 50% dos acessos são oriundos de pessoas entre 25 e 44 anos, o que mostra que temos um público jovem expressivo”, expõe.

Já sobre a porcentagem de acessos ao site da Prefeitura através de dispositivos móveis, sendo smartphones ou tablets, também cresceu consideravelmente. Ano passado, era 13%, este ano, somente em um semestre, o número já ultrapassa os 23%. “Praticamente o dobro no número de acessos, o que revela essa tendência mundial de que as pessoas estão usando cada vez mais dispositivos móveis para acessar a internet e que em Prudente não é diferente”, destaca.

Para atender o público que utiliza os dispositivos móveis, Alessi conta que o portal da Prefeitura dispõe do sistema responsivo, que consiste na adequação da página em relação ao aparelho utilizado para acessá-la. “Ou seja, um recurso que consegue identificar esses acessos e molda a página para que ela tenha uma visualização adequada”, acrescenta.

Sobre o fenômeno mundial, conhecido como redes sociais, o secretário da Setec também acredita que elas têm papel importante no número de acessos, uma vez que o Governo Municipal mantém uma página no facebook, que pode ser conferida aqui.

“É um canal muito importante de interação, de divulgação de notícias e a maior parte das publicações na rede social remete ao site. Então, quando a pessoa vê uma manchete no facebook oficial do Governo e quer mais informações, ela é direcionada ao site. Isso faz com que aumente o número de pessoas que chega até o portal da Prefeitura”, frisa.

Por fim, questionado se o portal do Governo é um site seguro, ou seja, se as pessoas podem confiar nas publicações bem como nos serviços disponíveis nele, ele garante que sim. “Tomamos todas as precauções e seguimos todos os protocolos, inclusive com ferramentas reconhecidas internacionalmente, para garantir essa segurança. [O site] é uma fonte usada por toda imprensa regional e as pessoas podem confiar nele”, salienta, completando que neste ano diferentes prefeituras tiveram os portais invadidos por hacerks, e que por isso, em Prudente, há as medidas de seguranças adotadas pela Setec.