A Sala de Cinema do Centro Cultural Matarazzo recebeu na última terça-feira (01) dois escritores do Programa Viagem Literária com o único intuito de propagar a palavra escrita. À tarde, Caio Riter falou para um grupo grande de adolescentes toda sua experiência com a literatura, desde o primeiro livro escrito só para sua esposa até os mais conhecidos direcionados aos públicos infantil e juvenil. Concedeu entrevistas, tirou fotos com os alunos, professores e funcionários da Secult, tirou “selfie” da sala lotada, autografou livros e despejou alegria e simpatia a todos.

À noite, a jornalista Daniela Arbex mostrou seu trabalho de pesquisa a um grupo de estudantes do Ensino Médio e, certamente, despertou o interesse pela profissão. O livro “Holocausto brasileiro” é um verdadeiro registro das atrocidades de um hospital psiquiátrico que, apesar de tudo, ainda foi considerado modelo de gestão pelo Governo do Estado de Minas Gerais até 1980. Onde morreram 60 mil internos, quase 2 mil corpos vendidos às universidades de medicina: um campo de concentração em Barbacena. Uma aula de jornalismo investigativo.

Viagem Literária

Um projeto da SP Leituras e SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas – ligados à Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Governo de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Cultura. A cidade está na rota do Programa Viagem Literária pelo segundo ano consecutivo. O evento tem o objetivo de divulgar nomes da literatura, divulgar o acervo das Bibliotecas Municipais além de contribuir para a formação de leitores.