Considerando que o mês de setembro teve início nesta terça-feira, o administrador do Cemitério Municipal São João Batista, Carlos Alberto de Lima, alerta aos interessados em realizar obras de pequeno, médio e grande portes na necrópole para o feriado de Finados, lembrado em 2 de novembro, que há 30 dias úteis, uma vez que o prazo para término das mesmas será até 16 de outubro. Após esta data, e até 31 de outubro, ele afirma que será permitida apenas limpeza das sepulturas e capelas, bem como polimento dos bronzes.

Lima informa que os 10 dias úteis posteriores ao 16 de outubro, serão reservados à administração do São João Batista para que a mesma faça a limpeza da necrópole. “Como é uma data de grande fluxo, precisamos dar uma atenção maior ao local, até mesmo para montagem do palco que sediará as missas, escalação dos banheiros químicos e para realizarmos uma limpeza mais criteriosa”, expõe, lembrando que a programação das missas, em ambas as necrópoles, será divulgada até o final deste mês.

O administrador diz que, caso as pessoas sejam autorizadas a executarem obras até próximo de 2 de novembro, o cemitério poderá estar em más condições durante a visita dos munícipes. “O objetivo é que as pessoas encontrem um lugar limpo, com banheiros químicos e tudo que for necessário para que se sintam confortáveis, mesmo estando em um cemitério”, pontua.

No caso de os munícipes iniciarem obras e não terminarem até o prazo estipulado, as mesmas poderão ser retomadas após o feriado de Finados, no dia 3 de novembro. “Geralmente, as pessoas que farão obras se antecipam aos prazos. Entretanto, não haverá problemas para retomarem as obras”, afirma, acrescentando que atualmente há 24 obras em andamento no São João Batista.

Além das datas, Lima pede aos munícipes que farão a limpeza das sepulturas que não utilizem mangueira. “Além de desperdiçar água, a torneira fica privativa àquele que está usando a mangueira, deixando os demais sem condições de pegar água também, o que pode gerar desentendimentos”, ressalta.

Segundo Lima, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas passem pelo São João Batista entre o dia 31 de outubro e 2 de novembro. Já no Cemitério Municipal Campal, no mesmo período, ele acredita que deve ser cerca de 3 mil transeuntes. “Em ambos os cemitérios, caso o munícipe não saiba onde o ente está sepultado, basta passar pela administração com o nome do mesmo que todas as informações serão concedidas”, frisa.

No caso de flores, no São João Batista, os munícipes devem se atentar aos vasos. Esses devem conter furos e terra. Caso seja flor artificial, o plástico envolto da mesma deve ser retirado, de maneira que não acumule água e deixe a situação propícia para proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. A recomendação é que os transeuntes não optem pela espécie Copo de Leite, pois a mesma acumula água. Já no Campal, devem ser levadas somente flores naturais. Nesta última necrópole, a queima de velas fica restrita aos velários, sendo que um fica ao lado da Quadra D e o outro ao fundo do local.