A população do bairro rural Umuarama recebeu dois mutirões de saúde nesse sábado (23/05), ambos realizados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nova Prudente. A localidade está cadastrada na área de abrangência da ESF Nova Prudente e, segundo a gerente e enfermeira Adelina Maria Carmo Dalberto, aproximadamente 70 pacientes foram contemplados com ação.

É válido lembrar que no período da manhã o atendimento foi voltado à mulher e durante a tarde aos homens. Foram realizadas palestras com os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), onde foram abordados temas como: saúde vocal, com a fonoaudióloga Cely Chaves; alimentação saudável, com o nutricionista, Raphael Bongiovani; orientação social, com a assistente social Elen Castilho; e estresse e ansiedade, com o psicólogo Matheus Guiselini de Souza.

Além dessas ações, foram promovidas orientação para prevenção do câncer de próstata e solicitações de exames PSA; vacinação contra a gripe; aferição de peso, altura, pressão arterial e glicemia; solicitações de exames de rotina, como mamografias, avaliação da saúde bucal; bem como promoção de exames de Papanicolau, testes rápidos de HIV e Sífilis e sorteio de brindes.

A gerente da Unidade agradeceu o apoio e empenho de todos os funcionários da ESF Nova Prudente, sendo eles agentes de saúde, auxiliares de enfermagem, médica, eentista e auxiliar de odontologia, bem como o apoio dos profissionais do Nasf, da farmacêutica Letícia Morinaga e dos acadêmicos de Enfermagem da Unoeste.

Na ocasião Adelina agradeceu ainda a Coordenação de Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), sendo Gisele Mariotini Orrigo e Débora Tiezzi, pelo apoio na realização do evento e pela presença no mesmo.