A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon), realizou, na noite dessa quinta-feira (31/07), uma reunião com os contabilistas do município com o intuito de demonstrar as atualizações técnicas do sistema ‘Simpliss Contribuinte’ a serem disponibilizadas, proporcionando um melhor aproveitamento das tecnologias.

A iniciativa, que ocorreu no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa’, no Centro Cultural Matarazzo, atraiu diversas pessoas ligadas ao segmento. Segundo o secretário da Sefin, Cadmo Lupércio Garcia, foram apresentadas as mudanças no sistema de nota fiscal eletrônica, onde foram feitas alterações para facilitar o trabalho dos contabilistas. “Isso consiste em dar mais agilidade no sistema, na emissão de nota fiscal, ou seja, o contabilista não precisa ir tanto a Prefeitura, através de e-mail ele poderá fazer as notificações junto a Prefeitura e a contabilidade”, explica.

De acordo com Garcia, as atualizações geram economia, já que não é mais necessário o uso de papéis. “Além disso, resulta também em agilidade no serviço, já que uma pessoa não precisará sair do escritório, pois de lá mesmo conversará com editores através de e-mails e notificações dentro do próprio sistema da Nota Fiscal Eletrônica”, destaca, completando que a Sefin está preparando o sistema também para uma futura implantação de nota fiscal prudentina.

Durante o encontro, foram explanadas a forma de acesso ao sistema; possibilidade de comunicação eletrônica do fisco com os contribuintes; metodologia de utilização de Recibo de Prestação de Serviços, para o pequeno contribuinte, permitindo a participação numa eventual implantação da Nota Fiscal Prudentina; simplificação de processos entre o fisco e os Contribuintes – NFE.