Rede Cegonha e teste gratuito de gravidez em unidades têm captado grávidas antes do terceiro mês

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Presidente Prudente contam com Grupo de Gestantes em que as grávidas do município participam de reuniões com atendimento multidisciplinar. “Com a iniciativa, chamada de Rede Cegonha, temos conseguido fortalecer o vínculo entre a gestante e a unidade, o que tem trazido benefícios para as futuras mães e para o Município”, informa Marta Pereira, coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ela informa também que o que tem feito com que a gestante chegue o quanto antes até a unidade é o teste gratuito de gravidez nas UBS’s, o que muitas pessoas não têm conhecimento que é oferecido. “Com avaliação do último trimestre, o maior problema era que a gestante chegava tardia, depois do terceiro mês de gestação. Agora, com a Rede Cegonha e com teste de gravidez em todas as unidades básicas, temos conseguido captá-la antes deste período, que é o tempo em que ela precisa realizar os primeiros exames do pré-natal, os quais podem detectar alguma patologia e até o final da gestação muitos dos problemas podem ser corrigidos”, explica.

Sobre o teste de gravidez, ela diz que o mesmo pode ser solicitado por qualquer munícipe que esteja suspeitando estar grávida. Ela conta que basta chegar a qualquer UBS de Prudente e informar sobre a suspeita no primeiro atendimento, ou seja, na recepção. Assim sendo, Marta diz que a mesma será encaminhada a enfermaria, onde será feita a coleta para realização do teste. “E para realizar o teste ela não precisa ter horário marcado”, pontua.

No caso do resultado ser positivo, a coordenadora de Enfermagem relata que no ato já são realizados testes rápidos de HIV e Sífilis e a gestante é encaminhada para tratamento odontológico. “Ela não espera, é atendida no mesmo dia. Faz a primeira avaliação bucal e se tiver que passar por tratamento já o tem todo agendado”, salienta.

Ainda no caso do resultado positivo, Marta informa que a grávida já tem todas consultas de pré-natal e exames laboratoriais agendados e marcados. Além disso, ela é inserida no Grupo de Gestantes, para que tenha atendimento multidisciplinar e é encaminhada para Sala de Vacinação para que a imunização seja avaliada se está correta ou precisa de reforços.

“E todo esse procedimento é feito no mesmo dia. Além de tudo já citado, a gestante recebe a cartilha elaborada pelo município, que contém todas informações necessárias para um bom pré-natal, em 15 dias tem o retorno marcado para ver o resultado dos exames e para dar início no acompanhamento que fará até o parto para ver o crescimento do feto, e é cadastrada no SisPreNatal [Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento] para que tenha o parto pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, conclui.