Como feito há seis anos consecutivos, atendendo determinação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, o Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Secad), já liberou aos cerca de 4.500 servidos ativos, o pagamento integral referente ao mês de dezembro e a segunda parcela do 13º salário. Vale lembrar que a primeira foi paga em junho. O mesmo benefício foi concedido também aos aposentados e pensionistas, cuja soma é equivalente a 1.047 servidores inativos.

Em cifras, conforme informa o titular da Secad, Alberico Bezerra de Lima, são R$ 13.100.896,69, sendo este o valor líquido, aos servidores ativos. Já aos inativos, segundo a Prudenprev (Sistema de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Prudente), o total é de R$ 3.378.783,32.

O valor concedido aos servidores ativos somado ao dos inativos dá um total de R$ 16.479.680,01. De acordo com Lima, o maior beneficiado com o adiantamento do pagamento, além do servidor, é o comércio de Prudente, já que muitos injetam diretamente no setor em razão das festas de fim de ano. Além disso, ele conta ainda que outros aproveitam para sanar dívidas, comprar material escolar dos filhos, reservam para IPVA ou IPTU, aplicam na poupança, entre outras finalidades.