A partir de agora, empresários e escritórios de contabilidade poderão emitir o ”Alvará” pela internet através do site da prefeitura, serviço que promete transformar dias de burocracia em alguns minutos.

O documento autoriza o funcionamento de estabelecimentos que não necessitem de licenças de outros órgãos municipais, estaduais ou federais, como escritórios de advocacia ou contabilidade, pequenas lanchonetes ou lojas em shoppings, entre outras.

“Qualquer pessoa poderá utilizar esta ferramenta, que deixará as emissões de alvará ao alcance de todos”, diz o secretário Municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi, salientando que os contribuintes ou escritórios de contabilidade poderão fazer todo o procedimento no computador e imprimí-lo, sem a necessidade de deslocar-se até o paço municipal.

Esta é mais uma ação do Governo de Presidente Prudente para modernização e desburocratização tributária, uma vez que 9 mil empresas por ano necessitam da emissão desse documento no município.

Outra novidade é que qualquer cidadão poderá consultar a veracidade do documento, inibindo atividades ilícitas. O consumidor poderá, pelo celular conectado à internet, verificar se o alvará que o estabelecimento fixou em local visível está em vigor. “Para isso vamos utilizar uma tecnologia chamada QR-Code [leitor de código de barras], que estará impressa no Alvará 2015. Dessa forma, basta focar o smartphone com o aplicativo leitor e o sistema fará a validação”, explica Rogério.

O lançamento oficial da ferramenta será amanhã (27/02) às 10 h no Gabinete do Paço Municipal.