A partir desta sexta-feira (1°/08) e até o dia 7 do mesmo mês, é lembrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que neste ano traz o tema: ‘Comprovando a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio’. Em Presidente Prudente a data será lembrada com ações na próxima semana. Assim sendo, na terça-feira (5), no Auditório Doutor ‘Dino de Aguiar Cintra’, na Secretaria Municipal de Saúde, haverá mesa redonda com profissionais da pasta, bem como dos hospitais Estadual, Regional, Iamada, Nossa Senhora das Graças e Banco de Leite.

Neste encontro, conforme informa a coordenadora do Banco de Leite, Marilza Lourenção, será discutido o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, bem como quais ações podem ser realizadas a fim de promover e apoiar a amamentação e, consequentemente, sensibilizar mais mulheres a doarem o leite materno de modo a aumentar o estoque do órgão para suprir a demanda.

Já no dia 8, a partir das 8h30, na Casa do Médico, haverá palestra com o economista Wilson de Luces Fortes Machado. Ele abordará o tema ‘O impacto da amamentação sob os Objetivos do Milênio’. Na sequência, às 9h10, teatro sobre amamentação e mesa redonda, com foco na ‘Interdisciplinaridade nas ações de promoção a amamentação: uma articulação fundamental’. Por fim, a partir das 10h, passeata em prol da amamentação.

Segundo explica Marilza, o tema da semana foi escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action – Waba). Em relação a programação de Prudente, ela conta que a mesma foi organizada em conjunto com os parceiros de movo a informar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e como se relacionam com Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância; discutir o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas no incentivo ao Aleitamento Materno e captação de leite; e estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje, chamando atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno.