Será realizada nesta sexta-feira (31/07) a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’. O credenciamento para o evento será realizado a partir das 7h30 no Salão Nobre do Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo. A abertura oficial está marcada para as 8h30.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Maria Helena Veiga Silvestre, o objetivo do evento é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A partir das 9h está prevista a realização de palestra com a assistente social Maria Luiza Amaral Rizzotti, professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. Rizzotti irá discutir o tema central que é a consolidação do “SUAS”.

“Há dez anos, começamos a construção de um plano decenal, com o objetivo de consolidar uma política pública que saia do assistencialismo e garantindo direitos para o usuário dessa política de assistência. Vamos avaliar o que ainda precisa ser incrementado nesse plano, já que a partir de 2016 precisamos construir um novo plano decenal e garantir a efetivação das políticas públicas de assistência”, explica Maria Helena, emendando que no período da tarde, os participantes serão divididos em 5 grupos com 3 propostas cada um.

No final da tarde haverá a eleição de dois delegados que irão representar a cidade na Conferência Estadual que irá acontecer em outubro em Águas de Lindóia e apresentação das propostas elencadas nos grupos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação