O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), promoveu, na noite dessa quinta-feira (23/04), a segunda audiência pública. Esta, que abordou as Diretrizes do Processo para Concessão do Transporte Coletivo Municipal e foi realizada no Plenário ‘Doutor Francisco Lopes Gonçalves Correia’, da Câmara, contou novamente com a participação de autoridades municipais, personalidades interessadas no assunto e de munícipes de Presidente Prudente.

O trabalho, elaborado pela empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia S/S, foi apresentado pelo arquiteto e urbanista responsável pelo empreendimento, Edson Marchioro. De acordo com o secretário da Semav, Oswaldo Bosquet, a reestruturação do sistema de transporte coletivo apresenta um novo conceito sobre transporte.

“Hoje temos as linhas centro/bairro e bairro/centro, que é um sistema radial. E o novo sistema que foi desenvolvido é conhecido como tronco-alimentador, onde temos linhas alimentadoras e troncais. As linhas ‘alimentadoras’ servirão os quatro novos terminais, ou seja, farão desde a extremidade do bairro até o terminal. Como fará somente esse percurso será mais eficaz. As linhas ‘troncais’ farão o deslocamento entre eixos de articulação interligando os terminais e conduzindo a população ao seu destino”, informa.

Sobre a aceitação por parte da população, Bosquet garante que a mudança será feita de forma gradativa e virá ao encontro para contribuir com a agilidade na rotina do munícipe. “Todos podem ficar tranquilos porque a mudança será feita aos poucos. Ou seja, aos poucos serão introduzidas as novas linhas, um novo conceito de transporte coletivo e todos vão perceber que esperarão menos tempo no ponto de ônibus e que chegarão mais rápido ao seu destino”, pontua.

Questionado sobre quando terá início a reestruturação do transporte coletivo, o secretário da Semav diz que a partir de agora o edital será formalizado para que a concorrência pública seja aberta. Já sobre a construção dos quatro novos terminais, ele lembra que as obras fazem parte do Pacote de Aceleramento do Crescimento II (PAC II), referente ao Projeto de Mobilidade Urbana, cujos serviços são executados pela Consórcio Prudente, empresa vencedora de licitação.

“A partir da entrega dos projetos à empresa, a mesma colocará a construção dos terminais no cronograma, mas é óbvio que a prefeitura vai querer que isso tenha início o mais rápido possível. A intenção é entregarmos toda reestruturação do transporte público ainda na gestão do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello]. Queremos que o projeto que foi criado por esta Administração ganhe vida ainda nesta gestão”, destaca, lembrando que a reestruturação do transporte coletivo está orçada em R$ 3,5 milhões com contrapartida municipal.

Como informado ontem (23) pela Secretaria Municipal de Comunicação, de acordo com Marchioro, “apenas 25% das pessoas que vêm até o Centro precisariam vir até o Centro. Ou seja, tem 75% de pessoas, que foram pesquisadas, que vêm até o Centro por não terem alternativa, porque o transporte hoje opera no sentido Centro/Bairro e Bairro/Centro durante todo o dia. A mudança desse modelo fará com que circulem menos ônibus na área central. Vamos conseguir aumentar o atendimento e reduzir a frota, que hoje é de 117 ônibus para 96. Este novo modelo deverá ser implantado em 18 meses. Todas as ações visam mudar o comportamento das pessoas e melhorar a qualidade de vida da população de Prudente”.