Iniciativa contará ainda com ações no Ana Jacinta, bem como em Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão

“Está tudo pronto para 8ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico”. É o que garante o titular da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi. Ele lembra que esta, que é a maior iniciativa do segmento realizada no Brasil, será das 8h às 16h do dia 13 de junho, no Parque do Povo de Presidente Prudente.

O secretário diz também que embora haja a iniciativa no Parque do Povo, assim como no ano passado, haverá, simultaneamente, o Mutirão do Lixo Eletrônico no Ana Jacinta. Neste ano será das 9h às 13h, ao lado do Pronto Atendimento (PA) 24h do bairro. “A expectativa é que 4 mil pessoas participem do mutirão”, estima.

Além das ações no Parque do Povo e no Ana Jacinta, Alessi lembra que no dia 12, véspera do Mutirão do Lixo Eletrônico, haverá recolhimento de material nos distritos de Prudente. A empreitada terá início às 8h, por Ameliópolis, e, passará, ainda no período da manhã, por Eneida e Floresta do Sul. Já durante a tarde, por volta das 14h, a mesma ação será realizada em Montalvão.

“Para isso utilizaremos os caminhões da Prudenco [Companhia Prudentina de Desenvolvimento] e da Secretaria de Obras. Após o recolhimento [nos Ana Jacinta e nos distritos], todo material será encaminhado ao Parque do Povo, onde ocorre a principal ação. Sem distinção, os que colaborarem com o mutirão irão receber um cupom para concorrer aos prêmios oferecidos pela Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], a grande parceira do evento através da Fipp [Faculdade de Informática de Prudente]”, pontua, lembrando que os prêmios são: dez bicicletas, um vídeo game, um tablete e um notebook.

Questionado sobre quais materiais podem ser descartados pela população, o secretário de Tecnologia afirma que todo eletrônico em desuso, seja por estar quebrado ou pelo simples fato de o munícipe querer se desfazer do mesmo. “Aparelho de som, televisores, computadores, impressoras, monitores de vídeo, celulares, carregadores, transformadores com fios e cabos, pilhas e baterias, todo esse material pode ser encaminhado ao Mutirão”, exemplifica, acrescentando que a expectativa é que sejam arrecadas cerca de 80 toneladas, que foi o montante da 7ª edição.

O secretário lembra ainda que lâmpada não é lixo eletrônico. Assim sendo, garante que o mesmo não será recolhido no Mutirão. “No Estado de São Paulo temos uma legislação própria que garante que as empresas que vendem são obrigadas a recolher e a fazer a logística reversa das lâmpadas fluorescentes e eletrônicas. Ou seja, a orientação é que quem tiver lâmpada queimada em casa, leve nos postos de venda quando for comprar novas, pois é um material que não é considerado como lixo eletrônico”, informa.

Por fim, Alessi lembra que a maior preocupação do Governo, bem como da Unoeste, é o descarte correto de todo lixo eletrônico recolhido em Prudente. Assim, ele expõe que todo material será encaminhado à Mauá, onde será desmontado, separado e retornará ao meio ambiente como nova matéria-prima. “Foi uma empresa que demonstrou interesse no material, que vem buscá-lo à custa dela e que tem a certificação internacional ISO 14000, que garante que o material recolhido terá um destino ambientalmente correto”, conclui.

Serviço: Mais informações sobre o Mutirão do Lixo Eletrônico podem ser obtidas no site do evento, que é o: mutiraodolixoeletronico.sp.gov.br .