A meta um do Plano Municipal de Educação (PME) foi levada à audiência pública no Plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves”, na Câmara Municipal ontem à noite (26/05). A pauta era a meta um, referente à educação infantil, sendo apresentada pela diretora de escola Francielle Bonfim Beraldi.

A audiência teve a finalidade de apresentar ao público o documento-base do PME, que envolve o diagnóstico (a situação atual da educação na cidade), as metas e estratégias para resolvê-la. Estiveram presentes os vereadores Ivan Junior Lima Barboza, José Geraldo de Souza, o Geraldo da Padaria, o promotor da Vara de Infância e Juventude, Luiz Antônio Miguel Ferreira, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi e demais representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

O objetivo é propiciar a crítica, debate e a indicação de sugestões e propostas do público ao tema apresentado. O documento-base foi construído pela equipe da Seduc, outros setores do Governo Municipal, Secretaria Estadual de Educação, representante de escolas, Conselho Municipal de Educação, universidades e outros setores da sociedade do município.

Para o promotor Luiz Antônio Miguel Ferreira, este é o momento da ‘elaboração de uma lei’, mas é uma elaboração em conjunto. “A equipe técnica já fez o diagnóstico, agora partimos para o debate com a população e depois enviaremos ao prefeito para ser aprovado”.

O Mestre e Doutor Marcos Vinicius Francisco foi o mediador da audiência pública, onde dispôs sobre interrupções, organização de pedidos de réplica e tréplica, ampliação do tempo das exposições e declaração do fim do debate.

Ao fim dos trabalhos, a secretária Ondina Barbosa Gerbasi, disse que o encontro possibilitou a ‘ampla participação dos envolvidos’ e esclarecimentos sobre a as estratégias. “Agora vamos observar as sugestões apresentadas e verificar como as propostas podem ser redigidas. Houve uma discussão democrática e o público presente participou efetivamente”, pontuou. (Colaboração – João Victor Guirado)