Professores da Escola Eluíza Resende aprimoram técnicas de contação de históriasGoverno de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Professores da Escola Eluíza Resende aprimoram técnicas de contação de histórias

Terça-feira, 7 de Junho de 2011

Professores da Escola Eluíza Resende aprimoram técnicas de contação de histórias

Professores da Escola Municipal Professora Eluíza Resende Rodrigues, no centro de Presidente Prudente, têm apresentado aos mais de 260 alunos o mundo da literatura infantil, através da contação de histórias. Para aprimorar as técnicas pedagógicas e trocar experiências sobre como tornar a narração ainda mais atraente, a escola organizou oficina, com as presenças dos professores e da coordenação. O primeiro encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (6/6), no laboratório de informática. A professora Valdirene Aparecida de Oliveira apresentou alguns conceitos sobre as formas de envolver a criança na narrativa.

“A gente vai refletir sobre as estratégias de contar histórias, pois cada história combina com determinado recurso. Os professores têm que avaliar quais pode utilizar, que materiais precisa ter em mãos ao longo da narrativa”, comenta a professora. Ela argumenta que não existe uma fórmula definida para se contar histórias, desde que se tenha bom senso.

“Não adianta querer contar história da mesma maneira para uma criança do ensino infantil, como as nossas e para alunos do ensino fundamental. Tem que se adequar à linguagem do público ao qual você se dirige. Outra coisa que se deve evitar é o improviso exagerado. Você pode até improvisar, mas sem deixar de destacar pontos importantes, que envolvem a criança”, orienta.

Valdirene apresentou as técnicas que podem ser usadas para desenvolver melhor a narrativa, desde o uso de livros, fantoches, gravuras e dedoches, até avental e tapete de histórias, mas salientou que a naturalidade ainda é o que mais atrai as crianças.

“Tudo depende das circunstâncias. Às vezes, apenas a simples narrativa, com expressões faciais e corporais, já é suficiente. É legal também brincar com o ouvinte, pedir a interferência da criança na história, porque eles adoram participar”, diz.

Na Escola Eluíza são desenvolvidos trabalhos com literatura infantil há cerca de dois anos, sempre aprimorando as formas de levar o mundo das letras aos alunos. “Iniciamos o Projeto História Formando Leitores com a biblioteca ambulante, onde um carrinho com livros era transportando pelos corredores da escola para que os alunos tivessem seu primeiro contato com a literatura. Depois, montamos a nossa sala de leitura. Agora, iniciamos a contação de histórias”, explica a orientadora pedagógica Jacqueline Terin Kawano.

A escola oferece aos alunos a contação de histórias todas as sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. (colaboração - Iury Greghi)

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Versão para impressão Imprimir

Galeria de Fotos

  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08