A pouca idade não é e nem nunca foi desculpa para a falta de comprometimento. Pelo menos não para o atleta prudentino de 17 anos, Marcelo Ferreira Neves. É que ele, que integra a equipe de atletismo de Presidente Prudente, a Fundacte/Centro de Excelência/ Semepp, segue empenhado nos treinos visando competições importantes ao longo do ano.

Orientado pelo experiente técnico Inaldo Justina de Sena, ‘Marcelinho’, como é chamado carinhosamente entre os amigos, treina de segunda a sábado, das 9h às 11h30, na Pista de Atletismo ‘Mário Covas’, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Especialista nos 100 e 200 metros, Neves terá várias competições importantes na atual temporada, como o Campeonato Municipal Menor, que será disputado em Cali, na Colômbia, de 15 a 19 de julho. Entretanto, antes desta, o atleta avisa que quer participar do Campeonato Sul-Americano Juvenil, que será disputado nos dias 30 e 31 de maio, em Cuenca, no Equador.

“Nesse primeiro semestre, para o Mundial, já tenho índice nas duas provas. Já para o Sul-Americano ainda vai depender da minha posição no ranking brasileiro da Confederação Brasileira de Atletismo [CBAt]. No Juvenil estou em segundo lugar nos 100 metros e em terceiro nos 200 metros. Já no ranking Menor sou o primeiro colocado nas duas provas”, pontua, lembrando que seus índices nas provas de velocidade são: 10,58 nos 100 metros e 21,59 nos 200 metros.

Embora seja muito empenhado e já tenha bons índices em sua categoria no atletismo, engana-se quem pensa que ‘Marcelinho’ buscou neste esporte o sucesso profissional. Ele, que é natural de Osvaldo Cruz, conta que seu sonho era ser jogador de futebol e que há três anos ainda defendia o time natural de sua cidade, o Azulão, pela categoria de base.

“Realmente tentei no time do Osvaldo Cruz uma carreira de sucesso e joguei por dois anos como atacante em várias categorias de base. Paralelamente ao futebol, procurei o atletismo e comecei a treinar com o técnico José Pedro. A partir daí peguei gosto pelo esporte e em 2013 recebi o convite da Semepp [Secretaria Municipal de Esporte] para integrar a equipe de Presidente Prudente”, lembra o osvaldocruzense.

Como integrante da equipe prudentina, ‘Marcelinho’ já ostenta várias marcas importantes na carreira. No ano passado, ele conquistou duas medalhas de ouro nos 100 e 200 metros na Fase Final Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que foi disputada em João Pessoa. Nos 200 metros, além de ser campeão da prova, ele ainda bateu o recorde com o tempo de 21,63. No Campeonato Brasileiro Interseleções, no Recife, ficou em terceiro lugar, além de vários títulos estaduais.

“Foram várias conquistas importantes e estou muito feliz por isso, mas é passado. Estamos em um ano novo e tem muita coisa bacana para acontecer e espero fazer bonito e honrar Presidente Prudente”, estima Neves que tem patrocínio do Restaurante Diletto Massas.

Questionado sobre a família, que permanece em Osvaldo Cruz, Marcelo fala com orgulho de seus pais Juracy José Neves e Roseileine Neves. “Estou muito feliz pelo ótimo momento que estou vivendo profissionalmente em Prudente e isso não me impede de falar com os meus pais que estão em Osvaldo Cruz. Eles são tudo pra mim, sempre me apoiaram. Eles me ligam todos os dias e isso me deixa feliz e confiante para seguir nesta carreira”, expõe.

Sobre quem é seu ídolo no atletismo, ‘Marcelinho’ elogia os atletas que consagraram o esporte em Prudente, mas afirma que se espelha no jamaicano Usain Bolt, multicampeão olímpico e mundial nos 100 e 200 metros. “O Bolt é meu grande ídolo. Me espelho nele por tudo que conquistou na carreira e pela pessoa simples que ele é. Quem dera eu possa ao menos chegar a uma Olimpíada e representar o meu país”, ressalta.

Por fim, sobre o futuro, Neves é enfático e não esconde seu maior sonho: participar das Olimpíadas. “Temos que sonhar e buscar realizar nossos sonhos sempre. Em 2016 as Olimpíadas serão no Brasil, no Rio de Janeiro, entretanto terei apenas 18 anos e reconheço que falta pouco tempo para o evento. Mas em 2020, em Tóquio, no Japão, quem sabe?”, conclui. (colaboração Marcos Chicalé)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação