Mais uma audiência pública do Plano Municipal de Educação (PME) aconteceu hoje (28/05), pela manhã na Câmara Municipal e também à tarde, no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe).

As metas debatidas na Casa de Leis foram as 8, 9 e 10. Já no Ceforppe, foram colocadas em pauta as metas 19, 20 e 4. O promotor da Vara da Infância e Juventude, Luiz Antônio Miguel Ferreira, sugeriu uma adequação na meta 4, enfatizando que a elaboração do plano é responsabilidade de todos, pois “o plano é para todo mundo”.

As audiências foram mediadas pela coordenadora regional dos Conselhos Municipais de Educação, Eliane Coelho Dantas Garcia, que pela manhã iniciou o debate com a meta 8, sobre a elevação da escolaridade média da população de 18 a 29 anos.

De acordo com o diagnóstico, a conquista desta meta não pode ser restringida ao alcance do número. Para reduzir a desigualdade, é preciso que a educação oferecida à população adquira os mesmos padrões de qualidade.

Ao iniciar a audiência da tarde, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi falou sobre as metas em discussão e como estão acontecendo, “até o momento está tudo transcorrendo muito bem”, concluiu.

Esta já é a quarta audiência. As temáticas apresentadas no Ceforppe foram as metas 19 que versa sobre a gestão democrática, a 20 que trata do financiamento da educação e a meta 4 sobre a educação especial e inclusiva. (Por Annelisa Nunes e João Victor Guirado).