Funcionários da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) participaram nesta quarta-feira (11/03) de um treinamento sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) ‘Professor Samoel Brondi’ .

O CAR constitui-se numa ferramenta de regularização ambiental, instituída pela Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal), com o objetivo de auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades rurais. Consiste no levantamento de informações do imóvel, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual serão calculados os valores das áreas para um futuro diagnóstico ambiental geral.

De acordo com o instrutor do treinamento, o diretor técnico Rodrigo Freire da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, pequenos proprietários rurais devem fazer gratuitamente o cadastro até o dia 6 de maio. “O cadastro eletrônico é obrigatório, devendo ser feito pelo proprietário, mediante agendamento na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, daí a importância do treinamento”,diz.

Presente na reunião, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wilson Portela afirma que é importante que os proprietários rurais procurem fazer o cadastro dentro do prazo já que o não comparecimento pode acarretar sanções, como advertências ou multas ao proprietário, até mesmo a não obtenção de crédito rural, segundo a Prefeitura.

Serviço

Para agendamento do atendimento, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua Altair de Sena, 730 no Jardim Jequitibás. O telefone é 3906-5275.