Desde 2008, com a execução do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas, o programa Viagem Literária do Governo Estadual percorre anualmente dezenas de cidades levando autores e contadores de histórias para palestras, bate-papos e oficinas que acontecem nas bibliotecas locais. Pelo segundo ano consecutivo, Presidente Prudente está incluso em seu roteiro. Assim, são mais duas atrações literárias presentes na cidade com o simples propósito de divulgar escritores brasileiros.

A data definida para o evento duplo é a primeira terça-feira do mês de setembro (01/09), às 15h com o escritor gaúcho Caio Riter e às 19h a mineira Daniela Arbex. Outro ponto a ser considerado é que o projeto ajuda a divulgar as Bibliotecas municipais das cidades envolvidas.

A realização deste projeto só é possível devido à parceria entre Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura e Governo de Presidente Prudente com a Secretaria da Cultura. Conheça um pouco mais de cada autor.

CAIO RITER

É professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável FNLIJ, entre outros. Participa como palestrante em cursos de capacitação de professores em várias cidades do Rio Grande do Sul, que considera momentos bastante ricos de troca e de aprendizagem. Acredita que ser professor, estar em contato diário com adolescentes, sempre foi e será a melhor escola. Possui vários livros publicados, entre eles A Filha das Sombras, O Rapaz que Não Era de Liverpool e Meu Pai Não Mora Mais Aqui. Em 2015, publicou Bia e Nando Longe de Casa (IÉ) e Apenas Tiago (Positivo).

DANIELA ARBEX

É jornalista e trabalha há 20 anos no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial. É autora do “bestseller” Holocausto Brasileiro (Geração), eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no Prêmio Jabuti (2014). Com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil e Portugal, ganhará as telas da TV no documentário exclusivo para a HBO, com exibição prevista para 2016 em mais de 20 países. Recentemente, a autora lançou pela mesma editora, o romance Cova 312, que desvenda um intrigante mistério da ditadura brasileira. Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e do prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009).