Nesta sexta-feira (31/07), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’ e lema “Pacto republicano no SUAS Rumo à 2026”. O evento é realizado no Salão Nobre do Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo.

A mesa de abertura oficial do evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Regina Helena Penatti Ferreira, do presidente da Câmara dos Vereadores, da diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Maria Helena Veiga Silvestre e da coordenadora de pós-graduação do Centro Universitário Toledo, Andreia Almeida.

De acordo com Maria Helena, o objetivo do evento é analisar, propor e deliberar diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e projetar o direcionamento de políticas públicas para os próximos dez anos.

Após a abertura oficial, aconteceu a palestra com a assistente social Maria Luiza Amaral Rizzotti, professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. Rizzotti discutiu o tema central que é a consolidação do ‘SUAS’.

“A Conferência é um espaço de discussão e deliberação. Neste ano estamos definindo prioridades e diretrizes para que a nível municipal, estadual e nacional se faça um novo Plano Decenal da política de assistência social. No caso específico de Prudente, o público aqui presente vai definir as prioridades da política de assistência social para os próximos anos”, afirma Rizzotti. Ainda de acordo ela, o município tem uma preocupação com a qualificação profissional e as universidades formam profissionais atuantes.

Ao final do evento, haverá a eleição de dois delegados que irão representar a cidade na 10ª Conferência Estadual que irá acontecer de 06 a 08 de outubro em Águas de Lindóia/SP e apresentação das propostas elencadas nos grupos.