Com o objetivo de auxiliar na prevenção do câncer, em especial, grupos idosos e hipertensos realizados no município, o prefeito Ed Thomas recebeu no gabinete, nesta sexta-feira (03/02), os representantes da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente (AAPC) para discutir o tema.

O presidente da AAPC, Dr. Roberto Gurgel de Oliveira, falou sobre a articulação de parcerias com a Prefeitura para a Prevenção do câncer. A entidade pretende desenvolver ações de prevenção em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégias de Saúde da Família), com apoio especializado, em especial, pacientes que frequentam grupos de idosos e hipertensos.

O projeto foi apresentado ao prefeito e ao secretário Municipal de Saúde, Breno Casari, que ofereceram todo apoio na concretização das ações em grupos. A Associação disponibilizou o reforço nas ações através da sua equipe multidisciplinar nas áreas de psicologia, nutrição, serviço social, fisioterapia e enfermagem.

Outro tema em pauta foi a aquisição do equipamento de mamografia para uso da Associação, através da articulação que envolveria Prudente e municípios da Unipontal.  O equipamento reforçaria o atendimento da demanda regional pelos exames, numa ação conjunta entre todos os municípios e a Associação.

Conforme citado na reunião, a Associação de Apoio ao Portador de Câncer conta com uma carreta doada pela Prefeitura de Prudente, que já realizou mais de 1.200 exames preventivos de câncer de próstata, além do exame de câncer bucal. Outro veiculo já ofereceu mais de 160 mil exames preventivos de Papanicolau.

No gabinete estiveram presentes, o Secretário municipal de Saúde, além da diretoria da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente (AAPC).

Participaram da reunião, o presidente da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente (AAPC), Dr. Roberto Gurgel de Oliveira, Luis Fernando Perobelle Leite,  Washington Luis Martins,  Regina Garcia, Nilce Bianchi Dominato e Carlos Freitas.

A Sede administrativa atual da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente fica na Rua Marechal Theodoro, 375, onde funcionam os dois brechós. A entidade planeja a construção de uma nova sede administrativa, na Avenida Manoel Goulart 3261.