Para orientar os proprietários rurais a realizarem o primeiro acesso ao Cadastro Ambiental Rural, a Secretaria Municipal de Agricultura de Presidente Prudente (Seagri), em conjunto com a CATI, realizou nesta terça-feira (22/11) o 1º Mutirão para os Proprietários Rurais de Presidente Prudente, na sede da Seagri, no Recinto de Exposições Jacob Tosello. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário da pasta, Maurício Nabhan, e pela equipe técnica.

De acordo com o diretor da CATI, Marco Aurélio Fernandes, o mutirão está sendo em 21 municípios, com previsão de término em dezembro, para agilizar os trâmites. “No mutirão é feito o Aceite da análise dinamizado do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de fornecido o endereço digital da propriedade rural, disponibilizada ao proprietário pelo Programa Rotas Rurais.

“O endereço digital possibilita que a propriedade seja identificada no mapa e em GPSs, por exemplo. Caso ele precise de um socorro médico, de uma ambulância, com o endereço eletrônico, a propriedade será facilmente encontrada, como os demais endereços”, explica Fernandes.

Segundo ele, com as mudanças na plataforma, muitos produtores tinham a senha antiga, que era referente a plataforma estadual, mas que agora é federal, “aquele acesso antigo não é mais utilizado”, explica. “Estamos em Prudente para ajudar esse primeiro acesso nesta plataforma nova e verificar no sistema propriedade em questão” detalha.

De acordo com o diretor da CATI, no momento será feita uma análise dinamizada com cruzamento de informações para correções ou aceite de informações. Para corrigir a parte cadastral ou informações que necessitam de pequenas de atualizações de dados ou da área de limite da propriedade.

No mutirão, também estão sendo analisadas questões relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). “A atualização no CAR é importante, pois através deste cadastro o produtor pode realizar diversas ações, que envolvem cartório, emissão de recibo e financiamento no setor agropecuário, por exemplo”.

Cerca de 1.300 produtores rurais foram previamente comunicados para participar do evento via WhatsApp, por meio de sindicatos, associações e cooperativas. Até o momento, já foram feitos 1.428 Cadastros Ambientais Rurais na região, sendo um cadastro por propriedade, porém, há alguns possuem mais de uma propriedade. O mutirão é para os CARs que já foram analisados. Mas para saber disso, precisam fazer o acesso.

Fonte: Secretaria de Comunicação