O dia 1º de dezembro é marcado pelo ‘Dia Mundial da Luta contra a Aids’, uma campanha global que visa conscientizar a sociedade em relação a prevenção e a compreensão do vírus. Para lembrar o tema, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Ambulatório Médico Municipal/DST Aids, promoveu a abertura da Campanha Fique Sabendo 2022, realizada nesta terça-feira (22/11), na Fundação Inova.

A abertura da Campanha em Prudente será composta por dois dias de palestras de capacitação, direcionadas aos médicos e enfermeiros da saúde municipal. A primeira aconteceu nesta terça, já a segunda está agendada para quarta-feira, 23 de novembro, das 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 16h, para cerca 50 colaboradores por período.

A programação da Campanha Fique Sabendo segue até o dia 1º de dezembro. Além de palestras, também haverá outras ações e atividades promovidas pelo Ambulatório, como uma ação para testagem no dia 01, na Praça 9 de Julho, no centro de Prudente.

Nas capacitações, realizadas pela Prefeitura por meio do Ambulatório Médico Municipal SAE/CTA e em parceria com o Laboratório GSK/ViiV, são abordados os seguintes assuntos: tema 1: Atenção Primária – O papel no cuidado com o paciente vivendo com HIV, com a palestrante Dra. Eduarda Jardim – Gerente da Educação Médica na GSK/ViiV.

O tema 2: Sífilis Congênita - Diagnóstico, tratamento e acompanhamento: Palestrante: Dra. Ana Carolina Zampieri Cunha – Médica Infectologista do Ambulatório Médico Municipal SAE/CTA.

De acordo com Jefferson Saviolo, farmacêutico do Programa DST/Aids, a Campanha Fique Sabendo 2022 contará com diversas atividades e ações de conscientização e testagem. “O encerramento ocorre no dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, com a testagem durante todo o dia, na Praça 9 de Julho. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/Aids realizará gratuitamente os testes rápidos para detectar o vírus HIV e realiza a distribuição de preservativos e panfletos informativos”.

Ainda no dia 1º de dezembro, ocorre também uma atividade que integra a Campanha Fique Sabendo, na FCT/Unesp Prudente, das 19h às 22h.

Serviço: As palestras nos dias 22 e 23 de novembro no período da manhã e da tarde ocorrem no auditório da Fundação Inova Prudente, que fica na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2.700, Jardim Itaipu.