O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e programa SELESAN, aprovou no fim da última semana o projeto da Prudenco sobre Manejo de Resíduos Sólidos. A iniciativa foi pleiteada pelo presidente Valdecir Vieira na visita à capital federal em junho deste ano.

De autoria do diretor presidente Valdecir Vieira, em conjunto com os demais membros da diretoria da Companhia, o projeto visa melhorar o sistema operacional da empresa, além de oferecer mais qualidade nos serviços prestados ao município.

O projeto começou a ser desenvolvido pela Prudenco em de abril de 2021 e entregue em uma visita técnica da diretoria à Brasília no mês de junho de 2022. A partir de algumas adequações com o Ministério de Desenvolvimento Regional, a iniciativa foi encaminhada ao Departamento de Análise Técnica de Projetos, onde aconteceu a aprovação.

De acordo com o diretor presidente da Companhia, Valdecir Vieira, o projeto foi o único em nível nacional da empresa estatal a ser apresentado e aprovado dentro do novo sistema. “Recebemos muitos elogios do Governo Federal, por ser a primeira estatal municipal que apresenta todas as condições técnicas de manejo de resíduos sólidos, com a devida aprovação. Estamos muito felizes em fazer parte desta iniciativa, e ver que todo o nosso trabalho e dedicação no programa valeu a pena", pontua.

Além disso, Vieira explica que a iniciativa vai ao encontro das necessidades da empresa. “Atualmente, temos um gasto muito elevado devido a nossa frota ser ultrapassada, tanto com despesas de oficina quanto às limitações de carga. Com a aprovação do Manejo de Resíduos Sólidos, será possível reformular a nossa frota de coleta de resíduos, e equipamentos como os maquinários, ferramentas de trabalho e sistema operacional digital”.

Sobre os projetos futuros da empresa, o presidente acrescenta que a gestão segue para atender todas as exigências burocráticas do atual planejamento, e esperam lançar outras sugestões em breve.

Sobre o programa

O Programa SELESAN é um sistema do Governo Federal que oferece até 100 milhões de reais para custear projetos em todo o país. Com a aprovação do Manejo, o processo foi encaminhado para a Casa Civil, onde será homologado e, posteriormente, devolvido para a Companhia que fará as negociações do financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

(Com colaboração AI Prudenco)