A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), iniciou nesta segunda-feira (3/10) o Levantamento do Índice Rápido de Infestação Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, conhecido popularmente como LIRAa, em 3.140 imóveis da cidade.

O levantamento, que acontece durante o mês de outubro, será realizado para identificar o percentual de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O resultado será utilizado para direcionar ações de combater a essas doenças.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, em Prudente, imóveis de sete áreas serão vistoriados:

- Área 1: 600

- Área 2: 500

- Área 3: 600

- Área 4: 600

- Área 5: 600

- Área 6: 380

- Área 7: 460

“O trabalho de campo será realizado nos primeiros 15 dias, caso a condição climática seja favorável. A análise dos dados e a digitalização serão efetuadas na outra metade do mês. Conforme as orientações do Ministério da Saúde, o LIRAa deve ser concluído até o fim do mês de outubro”, explicou a supervisora.

Ainda segundo Bertacco, para se chegar ao índice, o número de imóveis vistoriados será dividido pela quantidade de casas em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito.

Este levantamento larval será o terceiro realizado pelo município em 2022. Em fevereiro, foi realizado o primeiro índice Breteau. O segundo, em julho.

Neste ano, Prudente já registrou 7.117 casos positivos de dengue e cinco óbitos, além de 277 casos em investigação e 6.548 descartados.