O prefeito Ed Thomas participou do evento ‘Defesa Civil na Área’, uma câmara temática ocorrida nesta quinta-feira (29/09) na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo. O projeto é liderado pelo Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.

No Matarazzo, o evento contou com a presença autoridades e representantes de 53 municípios da região e das Defesas Civis Municipais da região. O Coronel PM Henguel realizou a Câmara Temática juntamente com o CIOP (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) para tratar sobre temas direcionados às medidas preventivas e gestão de risco de desastres.

A Câmara Temática visa aproximar Defesa Civil Estadual às necessidades dos municípios da região, buscando contato direto de seus representantes, ouvindo as demandas e necessidades locais e promovendo medidas que previnam os desastres, levando em conta a proteção da população.

No encontro, a Defesa Civil realizou uma prestação de contas e apresentação dos investimentos e atuação, além de colher as demandas e necessidades dos municípios e de reforçar o compromisso das políticas públicas na prevenção e monitoramento de desastres.

Na prestação de contas, as lideranças falaram sobre ações de aparelhamento, onde os municípios receberam viaturas e equipamentos, procedimentos para a celebração de convênio de obras preventivas e recuperativas, como construção de pontes e muros de contenção, gestão de risco de desastres, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população.

- Investimentos na região de Presidente Prudente

Foram assinados 24 convênios com as prefeituras de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Estrela do Norte, Flórida Paulista, Marabá Paulista, Pauliceia, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Sagres, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Taciba e Teodoro Sampaio, que dizem respeito a obras e serviços emergenciais, com investimentos que somam em toda região R$ 17,6 milhões. Já na Ação de Aparelhamento, foram investidos cerca de R$ 5,5 milhões, para a entrega de 44 viaturas para as Defesas Civis Municipais, além de 14 kits de equipamentos contendo motosserras, holofotes, tendas, tripé de iluminação, geradores, entre outros.

Na atual gestão, foram contabilizados investimentos recordes em prevenção e recuperação de desastres, totalizando o valor aproximado de R$ 76 milhões. Já foram beneficiados 412 municípios paulistas que receberam 478 viaturas (4x4 ou 4x2) e aproximadamente 7 mil itens, entre equipamentos e materiais.

Os recursos são direcionados à Casa Militar (Defesa Civil do Estado), o que garante uniformidade nas compras e economia de escala; e os equipamentos, previamente escolhidos, são entregues aos municípios, mediante formalização de convênio.