A Semana Municipal da Pessoa Idosa será realizada do dia 3 ao dia 7 de outubro em Presidente Prudente. O evento é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso de Prudente em parceria com a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria do Idoso, e instituições parceiras. A abertura será a partir das 9h na quadra do Parque do Povo, com caminhada, alongamento e café da manhã.

Em seguida, por volta das 10h30, serão realizados exames preventivos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e parceiros.

No dia 4/10, a partir das 8h, no Centro Cultural Matarazzo, será realizado o Fórum Municipal da Pessoa Idosa. Haverá exibição do “Documentário: Envelhescência”, que contará com a participação de uma das integrantes do elenco, Sra. Judith Caggiano, que abordará o tema ‘Processo de envelhecimento’.

Nos dias 5 e 6/10 serão realizadas, por meio dos serviços e parceiros (Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Unoeste e OAB), diversas ações nos bairros do município, tais como palestras sobre as questões de direito e quanto à importância de valorizar o envelhecimento, mostrar para o idoso que o mundo está pensando na importância deles para a sociedade e que eles são fundamentais. Sendo assim, manter-se funcionando é essencial.

No dia 07/10 das 8h às 17h no Hospital Regional, será realizado o VII Simpósio Intersetorial do Envelhecimento. O evento, promovido pelo HRPP, marcará o encerramento da Semana Municipal da Pessoa Idosa.

A semana tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa, principalmente quando muitas vezes se torna invisível aos olhos da sociedade e que não disponha do apoio familiar.

O movimento visa chamar a atenção para a existência de fatores de desigualdade e da importância em aumentar os investimentos nas políticas públicas, em especial, nas ações preventivas para oportunizar um envelhecimento mais funcional e igualitário, focado na autonomia e independência.

A Semana da Pessoa Idosa contará com caminhadas, alongamentos, palestras, exames preventivos, entre outras ações de caráter informativo que contribuam para uma melhora no pensamento e comportamento social, de modo a evitar que estereótipos negativos sejam associados ao processo de envelhecimento.