A cidade de Presidente Prudente foi destaque na 3ª edição do ‘Governo Sem Papel’, evento realizado nesta quinta-feira (23/05) pela prefeitura de Americana (SP). A administração municipal foi representada pelos secretários de Tecnologia (Setec), Helton Sapia, de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Ana Paula Setti, e de Finanças (Sefin), Célia Molinari.

Presidente Prudente, uma das cidades selecionadas para a exposição das ações, foi convidada pelas práticas inovadoras que têm adotado nos últimos meses, com foco na modernização dos processos. O projeto da abertura de empresas de maneira digital e desburocratizada foi o destaque, exposto por Sapia, que recentemente foi ampliado com a integração entre o sistema da prefeitura de Prudente e o sistema da Receita Federal.

Também foram apresentados o Emprega Prudente Digital, plataforma modernizada que substituiu o antigo Balcão de Empregos,além de um projeto que está em fase de elaboração para modernizar o setor de finanças.

De acordo com Helton Sapia, secretário da Setec, o Governo Sem Papel foi criado pela prefeitura de Presidente Prudente para compartilhar com outras cidades os processos de modernização implantados pelo município. O evento aconteceu em novembro de 2021 e contou com a participação de prefeituras de diversas regiões do Estado.

“O Governo Sem Papel, hoje, tem vida própria e está sendo adotado e promovido por outras prefeituras, inclusive de outros Estados. É uma troca de ideias técnicas sobre projetos que estejam em andamento”, explicou.

Americana, em São Paulo, foi a terceira cidade a promover o evento. A segunda edição aconteceu na cidade de Itabira, Minas Gerais. Também já está agendada a 4ª edição, nos dias 5 e 6 de julho, em Matozinhos (MG).