A Horta Municipal de Presidente Prudente, totalmente reformada pela atual gestão, fez uma grande entrega de verduras e legumes para 11 entidades assistenciais da cidade. O repasse, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (26/05), contou com a presença do prefeito Ed Thomas, do secretário Municipal de Meio Ambiente (Semea), Fernando Luizari, do secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri), Maurício Nabhan, do secretário Municipal de Turismo (Setur), Adolfo Padilha, do técnico agropecuário encarregado pela produção da horta, Almir Fernandes da Silva,do padre Anderson Félix da Silva, reitor do seminário,e da vereadora Miriam Brandão.

Também estiveram presentes os representantes das entidades contempladas com a doação: Núcleo Ttere, Associação Prudentina de Incentivo à Vida (Apiv), Fundação Mirim, Unipode, APAE, LumenEt Fides, Associação do Câncer, Casa do Aprendiz Cidadão (CAC), Lar Santa Filomena, Associação do Rosário e Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos.

De acordo com Almir Fernandes da Silva, técnico agropecuário encarregado pela produção, o trabalho no local foi refeito do zero. “Quando retornamos, a horta estava tomada pelo mato, sem canteiros, sem irrigação, sem fiação e sem poste. Fizemos um trabalho de formiga, do zero. A estufa de germinação foi inteira reformada. Hoje temos 75 canteiros prontos e produzindo, com alface, almeirão, beterraba, cenoura, rabanete, chicória, salsinha e cebolinha, além da produção baixa com repolho, abóbora, mandioca e pimentão”.

Ainda segundo Almir, parte da produção já conta com cobertura alta, que garante produtos de melhor qualidade. “Uma curva de nível com cobertura está pronta e já iniciamos a preparação da segunda”.

Fernando Luizari, secretário da Semea, mencionou sobre o trabalho realizado em conjunto, que garantiu a reativação do local e a produção de qualidade. “É um espaço de todos nós, recuperado através de um trabalho dedicado e com compromisso”, declarou.

O prefeito Ed Thomas agradeceu ao trabalho realizado pela Semea e afirmou que a produção, em breve, será distribuída à sociedade. “Agradeço o apoio e o empenho de todos. Nossa intenção é proporcionar o melhor possível aos que mais necessitam”.

A produção da Horta Municipal está sendo distribuída para as entidades, para o Projeto Aquarela e escolas da rede municipal.

Nas próximas semanas, a Semea trabalhará na construção de um tanque, que será utilizado para piscicultura.