O Governo na Área, ação que busca intensificar as relações institucionais entre o Governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais, foi realizado em Presidente Prudente, no Centro Cultural Matarazzo, na manhã desta sexta-feira (20/05), com a presença do governador Rodrigo Garcia e secretários da administração estadual. O evento foi acompanhado pelo prefeito e presidente da Unipontal, Ed Thomas, pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, deputados e representantes dos 53 municípios que integram o Oeste Paulista e a Nova Alta Paulista.

Também compareceram a primeira-dama do Estado, Luciana Garcia, a vereadora de Prudente, Nathalia Gonzaga e os deputados Mauro Bragato, Fausto Pinato, Samuel Moreira, Vanderlei Macris, Carla Morando, Reinaldo Alguz, Itamar Borges e Geninho Zuliani.

A cidade de Presidente Prudente foi contemplada com três veículos para a Defesa Civil Municipal, uma ambulância, um caminhão-pipa, uma van e uma viatura para o Programa Segurança no Campo. Ao todo, foram entregues 240 veículos e maquinários do Programa Nova Frota – SP para os municípios da região.

Durante o evento, também foi anunciado por Rodrigo Garcia o convênio de R$ 5,5 milhões junto ao Hospital de Esperança para apoiar e ampliar os serviços do local. A quantia será paga em sete parcelas, a partir de junho.

Garcia afirmou a retomada do convênio do Iamspe com a Santa Casa de Prudente, para atendimento dos servidores públicos estaduais, que estava suspenso.

O governador fez o anuncio prévio do mutirão de cirurgias eletivas por meio de hospitais filantrópicos e rede privada, com o objetivo de zerar a fila que ficou parada durante a pandemia. O edital será publicado nas próximas semanas. “Pagaremos o dobro da tabela SUS para atender os pacientes que não podem esperar mais dois anos”, declarou o governador. Na região de Presidente Prudente, há cerca de 17 mil cirurgias eletivas na fila de espera, conforme mencionado pelo secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

A Rede Lucy Montoro foi mencionada no evento, com anuncio do início das obras para 26 de maio. O investimento em Prudente está estimado em R$ 17 milhões, para atendimento dos pacientes de 45 municípios.

Pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Rubens Cury, foi noticiada a instalação em Presidente Prudente do ‘Canal Direto - SP+Perto’, que visa a implantação de Unidades Centrais, nos moldes do Poupatempo, em cada uma das 15 regiões administrativas, para concentrar as unidades regionais das Secretarias dentro de uma única estrutura física.

O prefeito Ed Thomas agradeceu ao governador pelos recursos já destinados e aproveitou a ocasião para requerer novas demandas, como uma Casa de Passagem para a cidade. “Obrigado por tudo, principalmente por viabilizar o Bom Prato, que estava travado há 10 anos. Gratidão pela obra na Ponte da Estrada Sete Copas, era uma solicitação de quase 40 anos”, mencionou.

Ed aproveitou para solicitar apoio na liberaçãodas obras de pavimentação do trecho entre a Rodovia Raimundo Maiolini e a Alta Paulista, bem como a duplicação da Rodovia Ângelo Rena.

Por fim, o governador agradeceu a presença de todos e anunciou que a edição do Governo na Área em Prudente foi recorde de público. “A arte de governar não se faz sozinho. São Paulo tem colhido os frutos da união de muitas pessoas. Agradeço à região de Presidente Prudente, que tem um importante papel no desenvolvimento do nosso Estado”.

Fonte: Secretaria de Comunicação