O Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes reuniu autoridades da sociedade de Prudente nesta quarta-feira (18) para debater o tema, no auditório da OAB. O evento contou com a participação do prefeito Ed Thomas e da secretária de Assistência Social e primeira-dama Clélia Tomazini, e demais autoridades.

Na abertura, compuseram a mesa de honra: prefeito Ed Thomas, a secretária da SAS, Clélia Tomazini, o presidente da OAB Prudente, Wesley Cotini, a Procuradora do Trabalho Renata Botasso, do Juiz do Trabalho Mozart Luiz Silva Brenes, da vice-presidente do CMDCA, Carla Diana. A Câmara Municipal esteve representada pela vereadora Miriam Brandão.

O evento é alusivo à Campanha Faça Bonito, realizada pela SAS em parceria com a OAB– 29ª Subseção de Prudente, e reuniu cerca de 300 pessoas, para propor discussões, apresentar indicadores e alertar a sociedade sobre o tema: “Violência Sexual no Contexto Virtual; Novos Desafios para a Proteção de Crianças e Adolescentes”.

De acordo com a secretária da SAS, Clélia Tomazini, em Prudente, de 2021 até março de 2022 foram registrados 123 casos de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual. “É um número alarmante e que mostra a importância de ações como esta de hoje. E o tema escolhido, que aborda a questão da violência virtual, é muito importante para que a gente possa refletir sobre o assunto", enfatizou a secretária da SAS.

O prefeito destacou as intervenções realizadas pela SAS, como o plantio simbólico de 150 girassóis na Praça do Centenário e na Praça 9 de Julho. "Não deixem de registrar essa ação. É um símbolo que precisa chegar a toda a sociedade, pra que todos entendam a importância do combate a esse crime tão bárbaro contra as nossas crianças”, disse o chefe do Executivo.

O evento contou com palestras da mesa redonda com mediação da coordenadora do Creas, Elaine Dias, com a participação do Psicólogo Alex Pessoa, do advogado Glauco Roberto Marques Moreira, da Advogada Aline Escarelli e do Conselheiro Tutelar Jeová Pereira.