O prefeito Ed Thomas entregou na noite desta última terça-feira (10/05), a Academia de Acessibilidade para atividades adaptadas e também de um playground adaptado, instalados na área verde do Balneário da Amizade.

A inauguração contou com a presença dos vereadores Miriam Brandão, Wellington Bozo e Mauro Neves, assessores dos vereadores Douglas Kato e Nathalia Gonzaga, da primeira dama e secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, da presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, da comunidade local, famílias de pessoas com deficiência, demais secretários municipais envolvidos e da população da região.

O prefeito Ed Thomas falou da importância da academia de acessibilidade entregue no Balneário da Amizade, para que as famílias possam ter uma opção de lazer, com esse cuidado de ter um espaço com toda acessibilidade necessária.

“Mais do que um equipamento de lazer, este é um espaço para dar dignidade às pessoas com deficiência que frequentam o Balneário que, por sinal, está lindíssimo. Fica aqui meu agradecimento a Célia Leão, então secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por destinar recursos para a aquisição dos aparelhos”.

O prefeito ressaltou a atuação da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente, que é um órgão vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) com atuação da secretária Clélia Tomazini, que trabalhou ao lado da Coordenadoria, para obter os equipamentos junto à Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho, falou que a academia tem como objetivo de garantir um novo local para as atividades adaptadas em Prudente. Segundo ele, os equipamentos permitirão a acessibilidade de pessoas com deficiência, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida num local com o Balneário, que representa o cartão postal da cidade.

Na inauguração foi destacado o apoio das Secretarias Municipais envolvidas. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp) que viabilizou a instalação dos equipamentos, a concretagem da base e uma pista de acesso para integrar as calçadas. O apoio da Secretaria Municipal Turismo (Setur).

Os equipamentos integram o programa de acessibilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ofertou aos municípios academias e também cadeiras anfíbias e cadeiras de trilhas.