Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (04/05), representantes das Secretarias Municipais de Saúde (Sesau), de Obras e Serviços Públicos (Sosp), de Meio Ambiente (Semea), de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), de Mobilidade Urbana (Semob) e da Prudenco articularam uma ação conjunta para limpeza e recolhimento de possíveis criadouros do mosquito da dengue, alusiva ao movimento ‘Cuide do Seu Lixo’, que será lançada pela administração municipal na segunda-feira, 9 de maio, em frente ao Centro Cultural Matarazzo, com concentração às 7h30 e início as 8h.

Estiverem presentes o secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, o assessor da Sesau, Jefferson Saviolo, a coordenadora técnica em saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, o secretário da Sosp, Matheus Grosso, o secretário da Semea, Fernando Luizari, a assessora da Seduc, Francisca Chagas, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Renato Gouveia, o presidente da Prudenco, Valdecir Vieira, além de representantes da Semob e da Polícia Militar.

A linha férrea foi o primeiro local definido para receber o primeiro mutirão de limpeza, partindo do Centro Cultural Matarazzo em direção ao centro da cidade, até as proximidades da Barão do Rio Branco. Além dos funcionários das diversas secretarias envolvidas, também participarão da ação de recolhimento de lixo e criadouros da dengue, alunos de escolas municipais, grupos de escoteiros, entre outros voluntários.

Segundo Mateus Grosso além de todo o trabalho de limpeza, a intenção é lançar um olhar especial para esta região da cidade, que em breve contará com o Atende Prudente e o novo camelódromo. “É um ato simbólico de início dos mutirões, para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do envolvimento de todos para vencermos essa batalha contra o descarte irregular de lixo e, consequentemente, reduzir a infestação do mosquito da dengue”, declarou.

O secretário da Sosp, Mateus Grosso, explica que, a partir do dia 10, as frentes de trabalho seguirão para a região sudoeste, como Novo Prudentino, Ana Jacinta, Santa Fé e adjacências, além de concluir a extensão urbana da linha férrea. “Temos uma missão:recuperar a beleza de Presidente Prudente, vencer esse grande problema que é o descarte irregular de lixo”, declarou Mateus.