Na tarde desta quarta-feira (20/04), no auditório da Prudenprev, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) se reuniu com Secretarias Municipais, instituições e membros da sociedade civil, como entidades, instituições e empresas, para ouvir, discutir e elaborar ideias e ações conjuntas, visando a retomada do Comitê de Enfrentamento à Dengue, para traçar ações contínuas de controle da doença. A reunião foi liderada pela secretária da Sesau, Márcia Lima Dantas, pela coordenadora técnica de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves, e pela supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

A reunião contou com a presença da secretária Municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini, da presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, do secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, do assessor da Sesau, Jeffeson Saviolo, do supervisor médico da Sesau, Glauco Bazzo, do presidente da Câmara, Demerson Dias e da vereadora Miriam Brandão. Os vereadores William Leite e Nathalia Gonzaga foram representados por seus assessores.

Também estiverem presentes, por meio de representantes, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal, Diretoria de Ensino, Prudenco, Superintendência de Controle de Endemias (Secen), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sintrapp, Maçonaria (Loja Imperial), Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e Conselho de Pastores de Presidente Prudente.

A secretária da Sesau, Márcia Dantas, mencionou sobre a importância da ação em conjunto. “Esse é o motivo de estarmos reunidos hoje, para que possamos nos antecipar. Dengue é prevenção. É quintal limpo, é educação, é trabalho em conjunto”, declarou.

Vânia Maria Alves, coordenadora técnica em saúde da VEM, apresentou a estrutura administrativa que comporá o Comitê de Enfrentamento à Dengue. Ficou acordado que os membros serão definidos na próxima reunião. “Fazer funcionar, esse é nosso objetivo”.

O cenário atual da dengue no município também foi apresentado pela supervisora da VEM, Elaine Bertacco, além dos destaques desde o registro do primeiro caso, em 1996. “261 casos positivos em 2022, sendo 101 na área 01, que compreende bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta e Vista do Vale, na zona sul do município”.

Ação da VEM no feriado prolongado

Dando sequência aos trabalhos de bloqueio e nebulização contra os criadouros (BCC) do mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizará ações durante o feriado prolongado, na quinta, sexta-feira e sábado.

Para esta ação, foram escolhidas as regiões do Jardim Caiçara, com nebulização na Apec, BCC na Cidade Universitária, Jardim Balneário, BCC, borrifação e LVA no III Milênio, nebulização no cemitério e Sabesp, BCC no Bongiovani, Balneário e Jequetibás II, nebulização na Escola Municipal Maria Luiza Bastos, Escola Municipal Góes Brandão e Tiro de Guerra.

Fonte: Secretaria de Comunicação