A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), após realizar as manutenções necessárias nos equipamentos que estavam parados desde 2019, iniciou em caráter de testes o funcionamento da Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (RCC), para processamento dos entulhos e posterior destinação para recuperação de estradas rurais.

A Prefeitura recuperou o maquinário, que está sob a responsabilidade do CIOP, do qual é consorciado, e a partir desta semana iniciou a sua operação em caráter de testes, com a supervisão dos técnicos da pasta e do secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari. O prefeito Ed Thomas esteve no local na manhã desta quarta-feira (06) e acompanhou os trabalhos ao lado do titular da pasta.

A princípio, o equipamento fará o processamento dos entulhos recolhidos nos ecopontos, onde cada cidadão pode descartar até 1 m³ (uma porção pequena) de resíduos. Os ecopontos estão localizados no Jardim Sabará, no Cambuci e no Residencial Bongiovani.

Já a Usina fica ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, com acesso pela Rodovia Júlio Budisk, Km 7. No local Foram investidos R$ 584.592,82, provenientes do Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

A massa gerada pela trituração do entulho será utilizada pela Prefeitura na recuperação de estradas rurais, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. De acordo com o titular da Semea, a usina também será revezada entre os municípios consorciados ao CIOP. “A máquina permanecerá um tempo aqui em Prudente e, em seguida, iniciará a circulação entre as demais cidades, num revezamento periódico”, explicou.