Na manhã desta segunda-feira (31/01), o prefeito Ed Thomas vistoriou os locais onde foram registradas as ocorrências causadas pelas chuvas do fim de semana. Segundo o balanço da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Municipal de Presidente Prudente, que atuou em diversos casos durante o grande volume de chuva, houve problemas no trânsito, alagamentos, queda de árvores, entre outras ocorrências. Os trabalhos foram realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Nesta segunda, a ponte do Rio Mandaguari segue interditada, porém, com previsão de ser liberada até o fim do dia. As equipes das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Agricultura e Abastecimento (Seagri) e Meio Ambiente (Semea) estão trabalhando nas ocorrências.

Já a Ponte do Rio 7 Copas, apesar de já ter sido iniciada a limpeza no local, deve ser liberada em três ou quatro dias.

A ponte do Km 14, no Córrego da Onça, que estava interditada, já foi liberada no início desta tarde após os trabalhos de limpeza.

Segundo dados levantados pelo meteorologista da Defesa Civil, William Minhoto, a região de Presidente Prudente registrou acumulados de chuva de 6 milímetros no sábado (29) e 121.5mm no domingo (30).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Renato Gouvea, logo pela manhã, o plantão da Defesa Civil recebeu os primeiros pedidos de ajuda da população e as solicitações de apoio do Corpo de Bombeiros. “Em uma das ocorrências, na Rua Luiz Chrysostomo, no residencial São Paulo, duas residências foram parcialmente interditadas, em virtude do risco eminente de queda do muro de divisa, após a vistoria técnica do Engenheiro Mauro Fileti, que integra a equipe da Defesa Civil”, contou.

Na Rodovia Raimundo Maiolini, a pista sentido Ameliópolis, ficou totalmente interditada após um deslizamento de terra. No local, foi constatado o risco de acidentes em virtude da quantidade de lama na pista. A Defesa Civil solicitou apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) e Secretaria de Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp).

Uma árvore obstruiu totalmente a via no São Judas Tadeu, removida com o apoio do Corpo de Bombeiros. Cinco imóveis foram vistoriados por solicitação dos moradores, em virtude de rachaduras e outras avarias.

O coordenador da Defesa Civil Municipal orienta para que a população se mantenha em estado de atenção, em virtude da previsão de mais chuva para esta segunda-feira. “Com as constantes precipitações pluviométricas, o solo já está encharcado, favorecendo principalmente os alagamentos e deslizamentos de terra”, concluiu.

Em situações de urgência e emergência, acione a Defesa Civil pelo WhatsApp (18) 99744-0199 ou o Corpo de Bombeiros no número 193. No Estado de São Paulo, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.