O cronograma prevê a compra dos equipamentos e a reforma do espaço no primeiro semestre de 2022. Já a liberação de atividades ao público está prevista para o meio do segundo semestre. A informação foi oficializada em publicação no diário oficial do Estado de São Paulo no dia 06/12, e só foi possível após a Fundação Inova promover a regularização do seu estatuto perante o cartório.

De acordo com o diretor-presidente da Inova, Diego Andreasi, a atual gestão encontrou o documento com pendências de atualização, tendo realizado seu último registro de ata de posse em 2010, período anterior a publicação da Lei Municipal nº 9.370/2017, que atualizou as atividades da antiga Fundação Educacional “Vicente Furlanetto”, instituindo a Fundação Inova Prudente.

Ainda segundo a diretor, o trabalho de regularização durou cerca de seis meses. “Foi necessário realizar uma revisão das atas retroativas dos últimos 10 anos, elaborando a qualificação de todos os membros do conselho diretor, conselho fiscal e diretor presidente, anexando para cada uma delas os decretos municipais publicados. O processo final totalizou cerca de 200 páginas. Somente após a regularização perante o cartório foi possível atender as exigências documentais da Secretaria do Estado”.

O projeto

O projeto foi elaborado seguindo os requisitos necessários para obter o credenciamento junto a Rede FabLab Brasil, instituição que fomenta as boas práticas do espaço. A proposta é oferecer um ambiente aos empreendedores, designers, estudantes e demais profissionais que necessitam conceitualizar e materializar seus produtos em forma de protótipos.

O FabLab Inova Prudente contará com impressoras 3D, notebooks, máquinas de corte a laser, máquinas de estamparia e costura, além de uma série de ferramentas e equipamentos eletrônicos que facilitarão a criação de protótipos, que poderão ser comercializados em uma segunda etapa.

Segundo o diretor da Inova, Diego Andreasi, no primeiro momento a perspectiva é que o FabLab seja utilizado por meio dos convênios firmados entre a Inova Prudente e as instituições de ensino de Presidente Prudente e Região. “A proposta é oferecer cursos e workshops para que a comunidade entenda o funcionamento dos equipamentos e possa tirar o melhor proveito possível do laboratório”.