Relatório da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, atualizado as 10h30 deste sábado (02), apontam que, até o momento, foram registradas 164 ocorrências, envolvendo principalmente quedas de árvores, destelhamento de residências e demais edificações. Estas demandas foram recebidas pela própria Defesa Civil e também pelo Corpo de Bombeiros, e os atendimentos estão em andamento desde a tarde de ontem (01).

A estimativa é de que três pessoas ficaram levemente feridas nas ocorrências, oito ficaram desabrigadas e foram acolhidas por serviços ligados à Secretaria de Assistência Social, e outras 14 pessoas ficaram desalojadas e se abrigaram em casas de familiares. Não há registros de pessoas desaparecidas nem óbitos.

Ainda conforme o relatório, duas casas foram interditadas pela Defesa Civil, uma na Vila Líder e outra na Vila Roberto, ambas na zona leste da cidade. Outras ocorrências de grande impacto envolvem o prédio da Associação dos Cegos de Presidente Prudente, que ficou destelhado, e a o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, cuja área de desembarque e lojas de serviços tiveram de ser interditadas.

Até o momento, foram constatados danos em 25 prédios públicos, entre unidades de saúde, escolas, serviços ligados à assistência social e outros imóveis, 21 residências ficaram danificadas e duas foram destruídas, conforme a Defesa Civil.

Por medida de segurança, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas presenciais na rede municipal na próxima segunda-feira (04), para que seja possível concluir análise de cada uma das 65 unidades de ensino, preservando a integridade física de alunos, professores e funcionários.

A Secretaria Municipal de Saúde também teve de cancelar o dia o 'Dia V' de vacinação contra a covid-19, previsto para a manhã de hoje, já que boa parte das unidades de saúde ficaram sem energia elétrica, o que tornou inviável o encaminhamento de vacinas para estes locais, já que os imunizantes dependem de refrigeração. Cabe ressaltar que todas as doses estão devidamente acondicionadas na Rede de Frio, que conta com gerador de energia. A vacinação retorna na segunda-feira (04) em seu expediente normal.

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos, informa que, com base nos relatórios que estão sendo emitidos pela Defesa Civil, está analisando se haverá necessidade de decretar situação de emergência no município em decorrência do temporal.