Na manhã desta quarta-feira (21/07), o prefeito Ed Thomas se reuniu com a Polícia Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, vereadores e representantes de grupo defensores para discutirem ações em prol da causa animal, especialmente relacionadas a maus-tratos. O encontro foi articulado pelo vereador Wellington Bozo.

Estiveram presentes o capitão Cacciari e o 1º tenente Thiago Soto, da Polícia Ambiental, o capitão Pavesi, dos Bombeiros, capitão PM Domingues e capitão PM Barros, da Polícia Militar, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari, o gerente e o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo dos Santos (Pisca) e Guilherme Kempe, o procurador municipal, Pedro Anderson, os vereadores Wellington Bozo, Nathalia Gonzaga, Miriam Brandão, Professor Negativo e Joana D’arc, além das representantes dos grupos defensores Ajuda Pet, Rede Pró-animal e Pastoral de Proteção Animal da Igreja Maristela.

Os poderes discorreram sobre situações recorrentes de maus-tratos que têm sido registradas no município e discutiram ações que podem ser executadas em parceria, para atender e diminuir este tipo de ocorrência.

Um dos assuntos abordados foi a Lei Nº. 10.006/2019, criada pelos vereadores Wellington Bozo e Alba Lucena, sancionada pela administração municipal em 10 de setembro de 2019, que precisa ser regulamentada e adequada, em conformidade com a Lei federal.

A questão de abrigo e acolhimento aos animais vítimas de maus-tratos também foi discutida. Segundo Bozo, esse é um dos principais problemas enfrentados atualmente.

O grupo chegou ao comum acordo de que a causa precisa ser trabalhada desde a infância, com campanhas de conscientização. Ideias para essa finalidade foram abordadas.

O prefeito Ed Thomas defende o ideal de que a melhor opção é a conscientização para que não aconteça e, posteriormente, a punição, quando não há alternativa. “Essas ocorrências não podem se tornar corriqueiras”, disse. Ed garantiu que a causa será trabalhada pela administração municipal e que buscará novas parcerias com o privado. “Atualmente, o município possui apenas um veterinário. É muito pouco para atender toda população animal. Buscaremos ajuda, pois ninguém faz nada sozinho”, declarou o prefeito.

Segundo o secretário da Semea, Fernando Luizari, a população animal em Prudente está estimada em 60 mil cães e 40 mil gatos.