Quem passar pela rotatória da Praça Luís de Camões, em frente ao Museu e Arquivo Histórico “Antônio Sandoval Netto”, vai se deparar com uma cena nada agradável: no local, foram despejados entulhos de todo tipo – sofás velhos, embalagens plásticas, restos de móveis, madeira, galhos, entre outros -, causando mal-estar a quem trafega por um dos cruzamentos mais movimentados de Prudente.

O cenário pode parecer incomum, mas é essa a realidade encontrada em pelo menos 30 pontos da cidade, mapeados pela prefeitura como alvos de descarte irregular de lixo. Além do desconforto visual, essa prática traz prejuízos ambientais, sociais e oferece riscos à saúde da população que tem de conviver diariamente com esse vizinho “indesejado”.

A intervenção idealizada pela prefeitura compõe a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que começa na próxima segunda-feira (31), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. Além da rotatória do museu, a ação vai contemplar a rotatória do Parque dos Girassóis (altura da Jomane) e no Parque do Povo.

Dados da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) demonstram a gravidade do problema do lixo irregular no município. De janeiro até a primeira semana de maio, os mutirões de zeladoria recolheram 1.425 caminhões lotados de materiais inservíveis, incluindo 895 caminhões de lixo clandestino, 369 caminhões de coleta de material doméstico inservível e 161 caminhões de galhos.