A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea) está em busca de produtores interessados em aderir ao Programa de Proteção Hidrográfica do Rio Santo Anastácio. O engenheiro agrônomo da Semea, Igor Cabreira, explica que a participação no programa proporcionará melhorias às propriedades, além de contribuir com a preservação ambiental do manancial.

Para ser beneficiada, a propriedade precisa estar localizada no município de Presidente Prudente e dentro dos limites da bacia hidrográfica do Rio Santo Anastácio, sem distinção do tamanho da área ou atividade. Conforme Igor, serão priorizadas as propriedades que estejam em estado de degradação mais avançado e que necessitem de intervenções.

“Os produtores que aderirem ao programa receberão melhorias na conservação do solo, como a construção de terraços em nível para melhorar a infiltração de água e reduzir a formação de erosões, além de estradas rurais readequadas para melhorar a sua trafegabilidade, facilitando o escoamento da produção e o trânsito das pessoas”.

O engenheiro explica que também haverá melhorias nas áreas de APP (Área de Preservação Permanente), que proporcionarão ganho ambiental e valorização das propriedades, como recuperação de nascentes. “São ações necessárias que propiciam maior disponibilidade de água, e de melhor qualidade, possibilitando seu uso na produção agropecuária, na criação animal e na irrigação de lavouras”, declarou.

Conforme a adesão ao programa, os técnicos irão visitar as propriedades e elaborar um plano de trabalho, de acordo com as necessidades técnicas de intervenção para cada caso.

Os produtores interessados em participar do programa devem entrar em contato com a Semea, por meio dos telefones (18) 3906-5275 e (18) 3907-1660.