Quem passa pelo Centro Cultural Matarazzo pode apreciar a exposição de telas com o tema ‘Essa rua que é minha’, que apresenta trabalhos desenvolvidos pelos alunos do projeto Criança Cidadã do núcleo Nochete. A cerimônia de abertura foi realizada na noite de ontem (05/04) pela secretária municipal de Assistência Social, Regina Penati, e contou com a presença dos pais de alunos e comunidade. As 45 telas ficarão expostas na Sala de Exposição do Matarazzo até o dia 8 de maio.
As telas que foram produzidas por 45 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos sob a orientação do educador social Cidmar Berto Rosseti, retratam a comunidade em que vivem, com base em registros fotográficos de suas residências. O núcleo Rochete atende cerca de 150 crianças com idade entre 7 e 14 anos dos seguintes bairro: Vila Operária; Vila Angélica; Jardim Guanabara; Vale das Parreiras e Jardim São Francisco.
De acordo com a assistente social do núcleo, Lucrécia Campos de Souza, o trabalho foi desenvolvido em três etapas, a primeira contou com aulas teóricas sobre a vida do artista plástico Edgard Degas, que trouxe referenciais conceituais e estéticos. A segunda etapa foi o momento que os alunos saíram às ruas para tirar fotos da comunidade e das suas casas. Por fim, foram elaboradas as telas. A coordenadora do projeto Criança Cidadão, Simone Tomiazzi, ressalta que nas obras pode ser observado o estilo próprio e a marca pessoal de cada jovem.
Serviço – O núcleo Nochete fica na rua Nossa Senhora de Lourdes, s/n, no Jardim São Francisco, telefone: 3905-2487.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO