menu Governo de Presidente Prudente

Castramóvel

Como solicitar a castração

  1. Preencher o requerimento para castração abaixo;
  2. Aguardar contato da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMEA para a assinatura do termo de responsabilidade e agendamento do procedimento;
  3. No ato da assinatura do termo de responsabilidade, na SEMEA, o solicitante deverá apresentar seu documento de identidade, com foto, e comprovante de residência.

Requerimento para Castração de animais

Dados do Tutor

Dados do Animal

Informações complementares

Cuidados necessários para a castração

  1. Para a realização da castração, o animal deverá estar em jejum alimentar de 12 horas e, de água de, no mínimo, 06 horas.
  2. Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
  3. Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
  4. Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte, visando à segurança dos mesmos, evitando a fuga dos animais.
  5. Informar a possibilidade de o animal estar prenhe.
  6. Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia.
  7. O responsável deverá permanecer no local da realização do procedimento, aguardando o animal se recuperar, para levá-lo para casa.

Orientação Anestésica e Cirúrgica

  • Imediatamente após o retorno da anestesia, o animal pode ficar confuso e não reconhecer seu dono. Portanto, tenha cuidado ao manipulá-lo, para evitar mordidas involuntárias. Evite manipulações desnecessárias, porém nunca o deixe sem supervisão até que seu comportamento torne-se normal.
  • Durante a recuperação anestésica, ele pode também apresentar andar descoordenado. Deverá ser mantido em local baixo, onde não corra o risco de cair. Um ambiente sem muitos estímulos auditivos e visuais também contribui para um retorno anestésico tranquilo.
  • Deve-se também mantê-lo aquecido. Sugerimos trazer um cobertor ou manta para que o aquecimento seja mantido no transporte.
  • Alimentos e água podem ser administrados logo que ele levantar, porém desde que o mesmo os procure. Nunca force água, alimento e/ou medicamento no período pós-operatório imediato, pois ele pode engasgar e se asfixiar.

Cuidados Pós-cirurgicos

  • Manter o animal aquecido, protegido do frio, vento e chuva.
  • Impedir que o animal lamba os ferimentos, colocando o “colar abajur” ou roupa cirúrgica (agropecuária).
  • Fazer curativo utilizando antisséptico (iodo povidine).
Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08